PF deflagra operação contra esquema de pirâmide financeira em Cascavel


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a Operação Engodo, contra suspeitos de operarem esquema ilegal de pirâmide financeira. Segundo a polícia, a maioria das vítimas são de Cascavel, no Oeste do Paraná.

Policiais Federais saíram às ruas para cumprir dois mandados de busca e apreensão em Cascavel ambos expedidos pela 9ª Vara Federal de Curitiba e em desfavor dos controladores de um clube de investimentos instalado na cidade. A Justiça também autorizou o bloqueio de três imóveis pertencentes aos investigados, além de veículos, contas bancárias e ativos financeiros.

As investigações, iniciadas em novembro de 2022, revelaram que, primeiramente, os investigados emitiram e ofereceram ao público valores mobiliários consistentes em contratos de investimento coletivo em nome do clube.

O referido clube foi criado e usado para captar economias de investidores e, supostamente, operar na bolsa de valores com a promessa de retorno financeiro bem acima da média de mercado.

Restou demonstrado que o clube de investimentos aplicou somente parte dos valores arrecadados no mercado mobiliário e, ainda, que os recursos aplicados normalmente geravam prejuízos.

Uma das investigadas chegava a emitir para as vítimas documentos falsos como termos de adesão, notas de corretagens, demonstrativos de patrimônio do clube e declarações de rendimentos, inclusive com uso da marca do Banco Mercantil do Brasil, que negou relação com o clube.