Vândalos destroem decoração natalina da Paróquia São Roque em Nova Aurora


Todos os anos a pastoral da ornamentação e tantas outras pessoas voluntárias, dedicam trabalho e atenção especiais na decoração da igreja matriz para o tempo do Natal, quando celebramos a chegada daquele que mudou e continua mudando o mundo até hoje, Jesus Cristo.


Para que esse trabalho fique bonito, é investido dinheiro em iluminação, em esculturas e tanto outros insumos e materiais, e principalmente, é investido muito trabalho voluntário, muita doação pessoal e muito amor, no desempenho dessa atividade.

Famílias inteiras se reúnem, mesmo depois de um dia inteiro de trabalho, para se doarem, à às vezes até tarde da noite, com crianças dormindo nos bancos da igreja enquanto os pais trabalham, e tantas outras dificuldades acontecem durante esse período. Entretanto, tudo é superado em nome de algo maior, que é nossa FÉ, nosso amor a DEUS, a Igreja e a vontade de contribuir para que a comunidade possa vivenciar da melhor maneira possível esse tempo tão importante.


Durante esse período, muitos imprevistos podem acontecer na decoração, e estas pessoas estão sempre prontas a de doarem ainda mais e arrumar tudo. No entanto, neste período de Natal que está se findando, a decoração de Natal que foi montada ao lado de fora da Igreja, sofreu vários ataques de vandalismo. Muitas vezes desconectaram os frios da iluminação, cortaram esses cabos e até sumiram com peças deste sistema. Foi feito um lago artificial, com cascata, que precisou ser refeito pelo menos duas vezes, porque furavam a lona que servia de base do lago. A bomba d’água queimou, porque retiraram ela de destro do laguinho e ela funcionou a seco. Não bastasse tudo isso, hoje nossa equipe se deparou as imagens danificadas, tiveram as mãos quebradas, foram vandalizadas novamente.


Tivemos custos para os reparos que foram feitos e teremos mais custos na restauração das imagens que foram depredadas. Esse dinheiro, poderíamos usar para reformas de casas, doação de cestas básicas, remédios, roupas e tantos outros auxílios que fazemos enquanto Igreja Católica, o que não irá acontecer por conta do que já foi exposto.


Fora o dispêndio financeiro, sentimos uma profunda e dolorosa tristeza ante a tais atos de vandalismo, que transforma todo nosso trabalho, nossa dedicação e amor, em nada. Nós sentimos desrespeitados em nossa fé e enquanto membros de uma sociedade que tem banalizado cada vez mais as relações humanas.


Tristes e inconformados trazemos a público este relato para conhecimento de todos.

Texto e Informações: Paróquia São Roque de Nova Aurora.