Site do BC para dinheiro ‘esquecido’ e juros abusivos nos bancos já está no ar. Saiba como consultar


Os brasileiros já podem saber se têm dinheiro “esquecido” nos bancos ao consultar um novo site do Banco Central, que entrou no ar no fim da noite de domingo. Até o meio-dia desta segunda-feira, já houve 20,5 milhões de consultas de pessoas e empresas.

Estima-se que há cerca de R$ 8 bilhões em instituições financeiras que ainda não foram resgatados por clientes. A cifra inclui saldos residuais em contas-correntes, por exemplo, ou cobranças indevidas. Quem acessou o site do BC e verificou que não tem valores a receber, pode fazer nova consulta, em maio.

A consulta será feita pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), que originalmente ficava no portal do BC. Com a sobrecarga de acesso em janeiro, no entanto, o órgão decidiu criar um site exclusivo (valoresareceber.bcb.gov.br). Até agora,  R$ 900 mil já foram resgatados. O dinheiro é transferido por Pix.

Além de um novo site, a criação de um log in e senha para acessá-lo também será diferente. O acesso por meio do Registrato não vale mais. Neste momento, só é preciso CPF e data de nascimento para realizar a consulta .

O passo seguinte, caso a pessoa tenha dinheiro a receber, é fazer um agendamento para consulta e resgate. Nesta fase, será exigido um cadastro no portal Gov.br. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site ou pelo app Gov.br.

Outra novidade é que não será possível solicitar o resgate imediatamente. Será feito um agendamento para que a pessoa ou empresa possa pedir a devolução do dinheiro. A devolução dos recursos começa em março.

O site para ver se você ou sua empresa tem direito a restituição: www.valoresareceber.bcb.gov.br