Estado e Azul ampliam campanha turística e anunciam rota Pato Branco-Campinas


Paraná se tornou o único estado a contar com dois aviões da Azul adesivados com o slogan “Visite o Paraná”

O Governo do Estado e a companhia aérea Azul ampliaram a campanha que promove o turismo no Paraná. Nesta segunda-feira (8), o governador Carlos Massa Ratinho Junior e os executivos da empresa apresentaram a segunda aeronave da companha adesivada com o selo “Visite o Paraná”. No evento, também foi anunciada a ampliação da malha aeroviária do Estado, com uma nova rota operada pela Azul entre Pato Branco, na região Sudoeste, e Campinas, em São Paulo.

De acordo com o governador, as ações de promoção do turismo e de ampliação da malha no Estado são fundamentais para fomentar a atividade no Paraná como um importante pilar econômico. “Promover o turismo mexe com toda uma cadeia importante, que envolve hotéis, restaurantes, pousadas, pontos turísticos e serviços em geral. Isso impacta diretamente nos empregos e na renda, já que cerca de 60% das contratações acontecem no setor de serviços”, afirmou.

Em 2023, o Paraná foi o estado brasileiro com a quarta maior alta nas atividades turísticas, com 10% de crescimento, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atrás apenas de Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5) e Bahia (11,4%). Em 2024, o Paraná está entre os estados brasileiros que mais recebem turistas estrangeiros, fruto da programação nos cruzeiros no Litoral.

CAMPANHA 

Com a ampliação da campanha de promoção do turismo, o Paraná se tornou o único estado a contar com dois aviões da Azul adesivados com o slogan “Visite o Paraná”. O objetivo da campanha é promover as atrações turísticas do Paraná, levando o convite de visita ao Estado a todas as regiões País. A Azul é líder em número de voos e destinos atendidos no Brasil.

A campanha está adesivada em duas aeronaves Embraer, com capacidade para mais de 100 passageiros cada. Elas farão diversas linhas comerciais da companhia, passando por várias capitais e cidades do interior. “Nós estamos dobrando a divulgação do Estado para que todo brasileiro, seja onde ele estiver, saiba que o Paraná é um destino atrativo e interessante”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo.

Nesta segunda-feira, o voo em que inaugurou a ampliação da campanha, por exemplo, fez o itinerário entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com previsão ainda de passar pelos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

Além dos aviões plotados, ônibus das viações Catarinense e Garcia também viajam o Brasil adesivados com selo do “Visite o Paraná”, promovendo a campanha de turismo no Estado.

NOVA ROTA 

Também foi anunciada uma nova rota operada pela Azul, ampliando a malha aeroviária do Paraná, ligando Pato Branco a Campinas. O voo está previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2024.

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, é o quarto mais movimentado do Brasil, atrás apenas de Guarulhos, Congonhas e Brasília. “É o nosso maior hub, com cerca de 300 voos por dia. Com essa rota, Pato Branco estará diretamente conectada a toda a malha da companha, que atende destinos internacionais como Paris, Lisboa e Miami”, explicou Grandolfo.

Para o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, a rota vai ajudar a promover o turismo de lazer e de negócios na cidade. “É uma ação importante para levar negócios e grandes projetos para a região. Se conectar com o resto do mundo vai ajudar a atrair ainda mais investimentos e empregos para Pato Branco”, disse.

Desde que começou a operar no Paraná, a Azul já transportou mais de 24 milhões de passageiros e realizou mais de 288 mil voos durante todo esse período. Atualmente, a companhia tem cerca de 750 voos no Estado, contemplando nove destinos nacionais e um internacional, para Montevidéu.