Paralisia de Bell: entenda doença que deixou Fernanda Gentil sem mover parte do rosto e saiba como diferenciá-la de um AVC


Não conseguir piscar os olhos, sorrir ou franzir a testa de uma hora para a outra são alguns dos sinais da paralisia de Bell, doença com a qual a jornalista Fernanda Gentil foi diagnosticada.

Em um vídeo postado em uma rede social, ela contou que percebeu uma dormência nos lábios ao beijar seu filho, mas ignorou o sintoma num primeiro momento. Dias depois, sentiu isso mais uma vez e, ao se olhar no espelho, viu que o lado esquerdo do rosto não estava correspondendo ao direito.

” Me tranquei no banheiro na frente do espelho e fiquei fazendo alguns movimentos com o rosto e percebi que o lado da esquerda, que é justamente onde estava incomodando a minha boca, não estava correspondendo com o lado da direita. Os movimentos que o meu lado direito fazia, o esquerdo não acompanhava. Aí eu pensei: ‘Tem alguma coisa acontecendo “.

Em primeiro momento, ela achou que poderia ser um AVC (acidente vascular cerebral), mas, após consultas e exames, foi diagnosticada com a paralisia de Bell.

👉 A jornalista fez ainda um alerta sobre a importância de prestar atenção aos sinais do corpo e buscar ajuda quando for algo fora do comum. “Fingir que não está vendo não vai eliminar o problema, muito pelo contrário, só vai aumentar esse problema”, disse.

“Se você tem alguma coisa que você acha que não está legal ou que não está funcionando como deveria ou que uma dor está a mais do que deveria, vai procurar uma ajuda, uma orientação médica, uma consulta para você investigar”, disse.

Os movimentos do rosto dela ainda não voltaram ao normal. De acordo com a apresentadora, os sintomas começaram logo após o carnaval.

Abaixo, entenda o que é a Paralisia de Bell e como diferenciá-la de um AVC.

1 – O que é a paralisia de Bell e qual a causa?

A paralisia facial periférica, chamada também de paralisia de Bell, é caracterizada pelo súbito enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto.

Ela é causada por uma inflamação no nervo facial, provocada, na maioria das vezes, pelo vírus do herpes, que fica adormecido no corpo.

Quando nossa imunidade cai por algum motivo, o vírus pode atacar o nervo facial, que controla os músculos do rosto, que nos permitem franzir a testa, sorrir e piscar.

O nervo inflama e para de transmitir os impulsos nervosos que fazem os músculos se mexerem. Apenas um lado do rosto fica paralisado. Ela não acomete os músculos mastigatórios.

2 – Como diferenciar a paralisia de Bell de um AVC? Quais os sintomas?

➡️ A paralisia de Bell atinge a parte superior do rosto o rosto, afetando o movimento da testa, olho e boca de um dos lados da face.

Pode ser difícil ou impossível enrugar a testa, piscar e fazer careta no lado afetado. Pode ser difícil fechar o olho no lado afetado. Às vezes, as pessoas não conseguem fechar o olho completamente e piscam com menos frequência. Não há paralisia em outra região do corpo.

➡️ No caso de um AVC, geralmente a boca entorta, mas sem atingir o olho, e a condição vem associada a outros sintomas, como fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, além de confusão mental.

Isso acontece porque a paralisia de Bell não tem relação com problemas no cérebro, diferentemente da paralisia facial decorrente de um AVC.

🩸 O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

  • Segundo o Hospital Albert Einstein, o acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) é o tipo mais comum e é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria.
  • acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

De acordo com um guia do Ministério da Saúde, os principais sintomas de um AVC incluem:

  • fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
  • confusão mental;
  • alteração da fala ou compreensão;
  • alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
  • alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Os sintomas começam de forma súbita e podem ser únicos ou combinados.

🚨 ATENÇÃO: A paralisia de Bell não se trata de uma emergência médica. Já um AVC pode deixar sequelas graves e levar à morte. Portanto, se houver qualquer suspeita de AVC, procure um pronto socorro imediatamente ou ligue para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU – 192) ou Bombeiros (193). O tratamento para cada tipo de AVC é diferente.

3 – Qual é o tratamento para a paralisia de Bell?

Quando a paralisia é parcial, a maioria dos pacientes se recupera por completo, em vários meses, com ou sem tratamento.

Tomar corticoides ajuda a encurtar os dias de inflamação. No entanto, na maioria das vezes, o problema desaparece sozinho, sem que seja necessário nenhum tratamento. Basta o nervo desinchar.

Como geralmente a suspeita da paralisia é o herpes, muitos médicos também associam o tratamento às medicações específicas para o herpes. A fisioterapia também pode ajudar.

Se a paralisia for total, o prognóstico varia e a recuperação pode não ser completa, pois os músculos faciais podem continuar fracos.