Anahy registra crescimento de mais de 8% na população segundo IBGE


Reportagem Jornalista Lindiagane Silveira | Fotografia: Bruno Carvalho

O município de Anahy ganhou novos moradores, e viu sua população crescer em 8,4%. Os dados prévios são do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, com informações coletadas até o dia 25 de dezembro de 2022.

O IBGE aponta que em 2010 foram registrados 2.865 moradores no município, atualmente o censo realizado mostra que esse número cresceu para 3.107.

A notícia é comemorada pelo Prefeito Carlos Reis. O município apesar de pequeno se mostra com forte aspecto de crescimento e desenvolvimento.

 “O aumento populacional é resultado de uma série de investimentos como saneamento básico, construção de conjuntos habitacionais, geração de emprego e renda, parcerias para geração de novas vagas de trabalho, maior incentivo e atendimento às necessidades dos agricultores e investimentos também em saúde e educação.”

Carlos lembra também que de 2010 até 2022 o município vem realizando altos investimentos em qualidade de vida. “Aqui lançamos oportunidades que muitas vezes são esquecidas em cidades maiores, como os cuidados com os nossos idosos. Hoje temos atividades de lazer e cuidados à saúde que em 2010 não acontecia.”

Fortemente mantido pelo agronegócio o município também tem a prestação de serviços junto às principais motrizes que impulsionam o crescimento populacional, mas as parcerias com grandes agroindústrias regionais abrem um leque de possibilidades para quem deseja continuar morando no conforte e segurança oferecidos por uma cidade pequena.

 “Hoje temos parcerias com diversas empresas da região que vem até nosso município buscar os trabalhadores. Isso possibilita que a pessoa continue morando em Anahy com conforto e qualidade de vida e trabalhe em outra cidade.”

Estudar em outra cidade também fazia com que jovens saíssem do município em busca de educação superior, algo que não é mais necessário. “Temos um ônibus gratuito que leva os estudantes à Cascavel todos os dias, inclusive aos sábados, para que estudem e voltem para cá.”

“Não é necessário mais se mudar da cidade. Com o tempo fomos encontrando alternativas para fazer com que as pessoas tenham acesso aos serviços que aqui não chegam de maneira que não precisem nos deixar. Sabemos da necessidade e carência em muitos setores, mas é preciso lembrar que a dedicação e desejo é que o nosso morador seja feliz morando aqui, e não precise buscar nada disso em outra cidade” completa o Prefeito.