Secretaria de Saúde de Nova Aurora faz alerta para que população faça prevenção para não contraírem gripe


Da Assessoria

Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça, prostração e tosse seca. Em alguns pacientes, podem ocorrer complicações, como bronquite, sinusite, pneumonia, além de problemas extrapulmonares. Por ser uma doença que pode causar a morte, é essencial conhecer as formas de se prevenir contra ela. A seguir preparamos algumas dicas importantes para se prevenir contra a H1N1.
A equipe de saúde da Secretaria de Saúde de Nova Aurora afirma que precisamos estar alerta à prevenção da Gripe (Influenza). E Informa a população que os atendimentos por consultas nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e PA (Pronto Atendimento), vem aumentando significativamente por pacientes com sintomas gripais. “Continuamos a oferecer vacina Contra Influenza a toda população acima de 6 meses de idade. Com objetivo de evitar complicações pulmonares severas, ou até mesmo óbitos. De acordo com a OMS em pessoas saudáveis a proteção ocorre de 2 a 3 semanas após a vacinação. Evite ser vacinado tardiamente. Pois a transmissão é rápida e extremamente contagiosa”, falou os profissionais.
Vacina
A vacinação é a forma mais eficiente de proteção contra a gripe. Ela é feita anualmente, pois os vírus causadores da gripe sofrem mutações, sendo fundamental acompanhar as mudanças para que a vacina produzida seja realmente eficiente. Além disso, é importante acompanhar e conhecer os tipos que estão circulando na população. Desde 2016, a vacina distribuída pelo Ministério da Saúde garante proteção contra o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e uma cepa (linhagem) de Influenza B.
Quais os principais sintomas?
Os principais sintomas da gripe são:
• Febre;
• Dor de garganta;
• Tosse;
• Dor no corpo;
• Dor de cabeça.
Adulto – O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade.
Criança – A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.
Idoso – quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.
Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito.