Mesmo com aumento de casos da Covid no Paraná, Secretário de Saúde faz apelo para população completar esquema vacinal


Apesar do aumento no número de casos da Covid-19, o secretário de Estado da Saúde César Neves afirmou em entrevista ao g1 que a situação está sob controle no Paraná.

“A Covid, de fato, nas últimas três semanas, teve um aumento de cerca de 80% no número de casos confirmados. Contudo, não está tendo ainda uma reverberação quanto à taxa de ocupação específica Covid. Considero o momento controlado”.

Ele pontua que, embora esse crescimento já fosse esperado pela queda na temperatura e a proximidade do inverno, é essencial manter os cuidados básicos, como a utilização de máscaras em determinadas ocasiões.

“Esse aumento no número de casos era algo previsível por nós, principalmente na questão sazonalidade que os estados da região Sul, principalmente o nosso, haja um aumento de doenças respiratórias. Então, hoje estamos vivendo alguns casos de Covid, mas com as chamadas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”.

Na segunda-feira (23), a Sesa reforçou a recomendação da utilização de máscaras em ambientes fechados, com aglomerações e situações de risco, embora o uso não seja obrigatório.

“Ainda temos 4,3 milhões de paranaenses que não fizeram a dose de reforço, e 1,3 milhão que não fizeram a segunda dose. A cobertura vacinal das crianças dos 5 aos 11 anos é de apenas 57%, bem abaixo da nossa meta. Então, peço que a população se conscientize da importância da completude vacinal. É momento de retomar cuidados e, em algumas situações, usar máscara”.

De acordo com dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na segunda-feira (23), o estado tem 49,5 mil casos ativos de Covid — correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 2.501.955 diagnósticos e 43.012 óbitos pela doença.

Segundo dados da Sesa, em maio, o estado registrou pouco mais de 49 mil casos de Covid — um aumento de quase 80% comparado a abril, quando o estado somou 27,4 mil diagnósticos. Contudo, o número de óbitos é menor: 76 em maio e 102 em abril.

O informe epidemiológico da Influenza, divulgado uma vez por mês, também apresentou um aumento considerável, de acordo com a secretaria.

No dia 6 de abril, o documento somava 680 casos de Síndrome Gripal nas Unidades Sentinela, sendo que 159 eram por Influenza e 521 por outros vírus (incluindo a Covid). Já no dia 11 de maio, os casos somaram 1.005 diagnósticos, sendo 195 por Influenza e 810 por outros vírus.

“Tivemos durante muito tempo da pandemia leitos exclusivos Covid, mas a medida que foi caindo a ocupação dos leitos Covid, nós mantivemos os leitos prioritários para a doença, mas não exclusivos. Os leitos agora estão sendo compartilhados com outras patologias, principalmente respiratórias”, explicou Neves.