Após doação de córnea, jovem volta a enxergar com nitidez: ‘Farei de tudo para que meus olhos só enxerguem o bem’


Pela generosidade de uma família, que decidiu aderir à doação de órgãos, a vida de Danielle Nunes Soares, de 24 anos, ganhou mais nitidez, um colorido mais vivo.

Diagnosticada com ceratocone em estágio avançado nos dois olhos aos 17 anos, a moradora de Mauá da Serra, no norte do Paraná, enxergava com dificuldade e via imagens borradas. O ceratocone é uma doença degenerativa da córnea, alterando a estrutura do tecido.

Antes do transplante, Danielle foi a vários médicos e implantou anéis na esperança de que teria uma visão melhor. Mas, não deu certo.

“Após os implantes desses anéis sentia muito dor, inclusive quando chorava. Foi uma fase muito difícil, tive depressão. Mesmo assim, venci todas as dificuldades que apareceram no caminho. Consegui fazer a carteira de motorista, terminei a faculdade, fiz pós-graduação em outra cidade, consegui o emprego que sempre desejei. Com o apoio dos meus pais, enfrentei as dificuldades, nunca desisti dos meus sonhos”, contou a bancária Danielle Soares.

Como o tratamento não deu certo, no fim de 2020 ela soube precisava de transplante de córneas.

Foi inserida na fila de transplante e, em junho deste ano, Danielle recebeu a notícia que tanto aguardava, uma córnea compatível foi doada por uma pessoa que morreu no dia 16.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A felicidade de ter passado pelo transplante foi expressada em palavras e publicada em uma rede social. A emoção de Danielle foi compartilhada por milhares de anônimos na internet.

Dia 16/06/21 você fechava seus olhos para sempre, dia 18/06/21 eu recebia sua córnea para voltar a enxergar. Não sei quem você foi, não sei como se chamava, não sei seu sexo nem sua cor nem tampouco sua religião, não sei qual era sua idade, não sei se era feliz ou não, não sei qual foi o motivo que te levou daqui, mas de uma coisa tenho certeza, você foi uma pessoa boa e generosa ao deixar seus órgãos para ajudar outras pessoas. Hoje, você não está mais aqui, mas vive através de mim, e farei de tudo para que meus olhos só enxerguem o bem. Elevo meus pensamentos aos céus, e peço para que fique em paz a onde estiver, sua morte não foi em vão, gratidão ao presente que me deu próximo de meu aniversário, e também pelo bem que fez à vida de outras pessoas que se beneficiaram de seus outros órgãos (sic).

Após a recuperação do transplante no olho direito, Danielle entrará na fila novamente para tentar uma doação de córnea para o olho esquerdo.

Depois da postagem, Danielle foi em busca de informações sobre o doador. Verificando listas disponíveis na internet, descobriu o nome, a idade, a história de vida e também a filha do homem que salvou a sua visão.

Assim como na primeira publicação, agradeceu. Agradeceu a família do doador, que autorizou a doação, e soube que a filha dele também tem a mesma doença que ela, ceratocone. O doador, que era tapeceiro, morreu após sofrer um acidente de moto.