LIRAa registra índice de alto risco para Dengue em Cafelândia


Da assessoria – Amilcar J. Bueno
O novo relatório do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), aponta índice elevado de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.


O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; já a média infestação é de 1,0 a 3,9, acima de 4,0 já é considerado alto índice de infestação. De acordo com o relatório, Cafelândia registrou o índice de 4,2, o que exige alerta. “Estamos passando por um período de grande infestação de Dengue em todo o Estado. Por isso é importante os cuidados básicos que evitam a reprodução do mosquito, como a limpeza de quintais, calhas e a eliminação de qualquer objeto que possa ter água parada”, lembra a coordenadora de endemias, Kelli Oliveira.


O Paraná atingiu nesta terça-feira, 12, o maior número de novos casos de dengue em uma semana deste período epidemiológico, iniciado em 30 de julho de 2023. São 17.044 casos a mais do que o registrado no boletim da semana passada, totalizando agora 90.972 casos confirmados da doença. O informe semanal publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) traz também 12 novos óbitos, ocorridos entre os dias 7 de janeiro e 27 de fevereiro.