NOVA AURORA PROMOVE O PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA


A Secretaria Municipal de Assistência Social está cadastrando famílias de Nova Aurora para participarem do programa “Família Acolhedora”.

Este programa consiste capacitar famílias para receber em sua residência, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco social, acolhendo-os e proporcionando suporte e convivência familiar.

O acolhimento familiar é pautado pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e é uma das medidas de acolhimento previstas em caso de crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, tanto por ação ou omissão do Estado, dos pais ou responsáveis, ou ainda pela própria conduta inadequada. Diferente da adoção, tem caráter provisório e excepcional,devendo visar a reintegração familiar ou em último caso encaminhamento para família substituta.

Os requisitos para participar do programa são:

-Ter mais de 21 anos;

-Concordância de todos os membros da família;

-Residir em Nova Aurora há mais de dois anos;

-Disponibilidade de tempo e interesse para oferecer proteção, cuidado e amor às crianças e adolescentes;

-Parecer psicossocial favorável, emitido pela Secretaria de Assistência;

-Não ter antecedentes criminais.

Para mais informações, as famílias interessadas em fazer parte desse programa, devem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social através do telefone (45) 3243-2068.