Brasileiro que morava no Paraguai morre em ambulância a caminho do hospital, na Ponte


Um brasileiro, de 73 anos, que morava no Paraguai, morreu a caminho do hospital de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Apesar de cruzar a fronteira com vida, o idoso não resistiu e faleceu na ambulância, na Ponte da Amizade, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o coordenador médico do Samu na cidade, Moisés dos Santos Carvalho, são transportados por mês, em média, oito pacientes de Cidade do Leste, no Paraguai, para Foz do Iguaçu.

O coordenador informou que, em alguns casos, os pacientes não estão em condições para a transferência. Ou seja, estão com quadros instáveis, em estado grave, como era o caso da vítima idosa que morreu na ponte, na terça-feira (8).

“A maioria dos pacientes encaminhados do Paraguai vem em condições muito precárias. Condições precárias de transporte, sem acompanhamento médico. Além disso, eles dão alta para o paciente sem que este paciente tenha mínimas condições de ser transportado ou transferido” alertou o médico.

Conforme a Prefeitura de Cidade do Leste, o município desconhece a história do paciente que morreu na ponte, além disso, não sabe a respeito de qualquer translado feito de pacientes que precisam de tratamento médico no Brasil, pois esse transporte é feito pela 10ª Regional de Saúde de Alto Paraná.