Aumento na exportação de carne suína faz preço do produto subir nas prateleiras


Quem costuma substituir a carne de boi pela carne de porco, principalmente por ser mais barata, vai sentir no bolso nos próximos dias.

Comer bacon, bisteca, ou aquela tradicional costelinha pode sair mais caro. Isso porque os preços da carne suína subiram no mercado interno. 

A dona Tatiana sentiu na pele esse aumento. Ela trabalha vendendo marmitas, e passou a variar muito mais no cardápio para poder vender uma refeição de qualidade sem ter que subir o valor.  

Seo José não trabalha com alimentos, mas é um bom consumidor de carne de porco. Com a alta nos preços não só da carne de porco, os cardápios passaram a ser mais simples na mesa de sua família.

O gerente deste mercado conta que para não prejudicar o bolso do consumidor final e nem cair as vendas, os supermercados passaram a fazer acordos com fornecedores.

Esse aumento nos valores da carne suína é por conta das exportações em alta. 

Segundo esse economista, assim como no caso da carne bovina, a exportação do porco também se intensificou, estimulada pela peste suína africana, que atinge a Ásia.

Ele ainda afirma que houve um aumento na exportação para a china de 86%, somente neste ano.

Quem vê aqueles pratos bonitos na mesa não imagina qual o processo para que esta carne chegue com qualidade para o consumidor final. É aqui que tudo começa, na gestação e na maternidade.

Tudo é um ciclo. E para quem pensa que esse aumento na carne suína foi positivo para os produtores, está enganado.

Paga caro pelos insumos, e que para ter algum tipo de lucro, o aumento teria que ser maior. Fonte: Catve