CRIANÇA DE TRÊS ANOS MORRE APÓS ESCORREGADOR DE PARQUINHO CAIR EM SUA CABEÇA


Uma criança, de apenas 3 anos, morreu enquanto brincava em um parquinho instalado em uma praça na cidade de Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A pequena Estela estava se divertindo no espaço juntamente com a irmã. Enquanto ela se balançava em um brinquedo, a estrutura de um escorregador caiu sobre sua cabeça. A menina até chegou a ser internada, mas não resistiu.

A ocorrência foi registrada na noite da última quinta-feira (13). Após o incidente, a Prefeitura de Corumbá divulgou uma nota informando que o local foi interditado.

Escorregador mata criança em parquinho

Era por volta das 21h30 de quinta-feira (13) quando a tragédia aconteceu. Estela estava se divertindo na balança, cuja estrutura também contém um escorregador. No momento que que brincava, a parte do escorregador se rompeu e caiu sobre sua cabeça. A garota sofreu um traumatismo craniano e foi levada em estado grave para o CTI. 

Como a situação era bastante delicada, uma UTI aérea foi chamada para encaminhar a vítima até a Santa Casa de Campo Grande, entretanto, a pequena não resistiu e morreu antes mesmo da transferência.

A irmã de Estela também foi atingida no acidente. Mas a menina teve apenas ferimentos leves e passa bem.

Estrutura comprometida

De acordo com moradores, os brinquedos instalados na praça do bairro Generoso, em Corumbá, foram instalados há aproximadamente quatro anos, porém, nunca passaram por uma manutenção. Segundo eles é visível o risco das estruturas.

Em nota, a Prefeitura de Corumbá informou que o local já está interditado. Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Corumbá instaurou procedimento para apurar responsabilidades em relação à manutenção dos brinquedos da praça do bairro Generoso, onde na noite da quinta-feira, 13 de fevereiro, uma criança de três anos morreu após um escorregador ter caído sobre ela. O Município iniciou vistoria emergencial em todas as praças públicas para atestar as condições de segurança de cada um destes locais e promover as interdições que se mostrarem necessárias.

“Por determinação imediata do prefeito Marcelo Iunes, nosso setor jurídico promoveu abertura de procedimento interno de investigação para apurarmos todos os fatos e as devidas responsabilidades. Já estamos verificando as condições de segurança e interditando aquelas praças que não atenderem essas normas. A Prefeitura executa a manutenção das praças ao longo de todo o ano”, explicou o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla. “É um dia triste para todos nós, aconteceu uma tragédia e estamos apurando as responsabilidades”, completou o secretário.

A praça do bairro Generoso vai ser interditada para que o espaço tenha garantida a segurança para todos.  “Após a orientação do prefeito reunimos as equipes da Secretaria e formalizamos as ações de vistorias e do processo jurídico interno”, ressaltou Ametlla.

A Prefeitura de Corumbá mantém uma rotina de revisão e manutenção em todas as praças da cidade. “Temos essa previsão de revisão e avaliação de todas as nossas praças. Vamos agilizar os serviços de avaliação das praças para que possamos garantir segurança”, reforçou o secretário de Infraestrutura. “Lamentamos essa tragédia e estamos verificando a situação para a devida responsabilização”, ressaltou Ametlla ao enfatizar a existência de um cronograma de vistorias e manutenção.

Ricardo Ametlla lembrou que mesmo com os serviços do Município, muitos bens públicos sofrem com atos de vandalismo. “Não justifica o fato, mas temos observado muito vandalismo nos espaços públicos. Não comentamos isso para efeito de justificar essa tragédia, de maneira nenhuma. Tivemos notícias de que uma grande quantidade da fiação da Praça da Independência foi furtada e, quando isso acontece, deixa fios expostos e aumentando os riscos à população. Ontem, houve ação de vândalos que, praticamente, que destruíram as estátuas da Via Sacra do Morro do Cruzeiro. O município tem sofrido com essa parte do vandalismo. Mas, volto a dizer, que não se justifica essa tragédia. É com muita dor e pesar que lamentamos o que aconteceu com a criança e nos solidarizamos com a família”, finalizou.”

Fonte: Ric Mais