EDUCAÇÃO: MUNICÍPIO DE CASCAVEL ENTREGA R$ 1 MILHÃO EM TÍTULOS LITERÁRIOS PARA ESCOLAS E CMEIS


Obras vão desde livros de pano, destinados a bebês, até os livros científicos, conforme a faixa etária atendida pela unidade escolar.

“Um livro é uma beleza, é caixa mágica só de surpresa”. Assim como os versos de Elias José, a manhã desta quinta-feira (19) foi pura poesia, e cheia de surpresas. Todos que estavam presentes sabiam da entrega de mais de 30 mil títulos literários às escolas e Cmeis, num investimento de R$ 1 milhão, mas surpresa foi descobrir o real valor deste investimento, o que foi mostrado por meio das apresentações dos alunos e do vídeo protagonizado por uma aluna da Rede Municipal. Tudo que se viu na Manhã literária, que aconteceu no auditório da prefeitura, apenas mostrou o quanto os livros não incontavelmente preciosos quando estão acessíveis aos professores e alunos.

Há quase 10 anos a rede Municipal de Educação não recebia um investimento como o de hoje em obras literárias e para o prefeito Leonaldo Paranhos, anunciar e entregar esta aquisição veio embargado da mesma emoção da entrega de uma grande obra de estrutura. “Esta é uma grande obra! Não é uma obra física, mas é uma grande obra, e precisamos reconhecer que este é um trabalho de equipe e de consciência de todos nós”, disse ele.

O prefeito lembrou que trata-se de um investimento necessário, que complementa o conceito de ‘Escola Feliz’ e que todo o esforço despendido pela administração, no sentido de combater o desperdício, encerrar contratos, quando necessário, e depositar dedicação e trabalho nas licitações é o que tem permitido este poder de investimento. “Vamos cuidar do dinheiro público para que a gente tenha musculatura de investimento em todos os setores, mas principalmente na Educação, pois eu vejo que ao investir na Educação nós conseguimos ter um efeito cascata para os outros setores da nossa cidade”, concluiu.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, assim como o prefeito, fez questão de enaltecer os esforços de todas as pessoas envolvidas no processo de aquisição do acervo literário, dando destaque ao empenho da coordenadora das bibliotecas escolares, Cilmara Ceccatto Sachett, que trabalhou arduamente desde a escolha criteriosa de cada obra, até a organização do ato de entrega e da efetiva entrega às unidades escolares, e a diretora do Departamento Financeiro da Secretaria de Educação, Mírian Carlotto, que juntamente com sua equipe levou adiante este grande processo licitatório.

Para Marcia Baldini, a entrega das obras literárias e de títulos de fundamentação teórico-metodológico para os professores é um sonho que foi sonhado junto com os demais profissionais da Educação e que a partir desta quinta-feira se torna uma realidade. Um sonho que com toda a segurança ela afirma que só trará bons resultados na qualidade do ensino da Rede Municipal. “Eu tenho certeza que a partir de hoje, quando estes livros começarem a ser entregues nas escolas e nos Cmeis, o reflexo na aprendizagem e no trabalho pedagógico vai ser muito grande”, afirmou.

Pela manhã foi feita a entrega simbólica às escolas e Cmeis, representados pelas Escolas Municipais Aloys João Mann, Aníbal Lopes, Almirante Barroso, Arthur Oscar Mombach, Diva Vidal e Teotônio Vilela, e pelos Cmeis Izídio Domingues, Irmã Iolanda, Maria Vaz Meister, Miguel Liba, São Francisco e Sonho Meu. As demais unidades receberão os acervos a partir de amanhã (20) e no decorrer da próxima semana.

Cada unidade receberá um acervo literário composto por vários títulos, que vão desde livros de pano, destinados a bebês, até os livros científicos, conforme a especificidade de seu atendimento, incluindo a EJA (Educação para Jovens e Adultos) e títulos importantes para a fundamentação do trabalho diário dos professores, além de diversos títulos na Língua Espanhola. A aquisição também considera a futura inauguração dos Cmeis Nair Pandolfo Zaffari e Sueli Maria Cozer Blott, e da Escola da Transparência para o ano de 2020, totalizando, portanto, 118 unidades escolares contempladas, além da biblioteca do Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel).

Fonte: Prefeitura de Cascavel