EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM JESUÍTAS


Vice-prefeito Edicarlos Grizotto lidera comitiva jesuitense ao lançamento do “Educa Juntos”

“Programa do governo do Estado tem como objetivo principal, melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes”.

Na última quarta-feira, 11, o governo do Estado do Paraná, através da secretaria estadual de Educação e do Esporte, lançou o programa “Educa Juntos”, com a presença de prefeitos e vice-prefeitos, secretários municipais e coordenadores de Educação, além de várias lideranças do Estado, ligadas à Educação. De Jesuítas, foram as coordenadoras Cenilda Oliveira e Isabel Brito, o secretário de Administração José Augusto Arrigoni e o vice-prefeito Edicarlos Grizotto.

O projeto objetiva ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios, com o propósito de melhorar o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O investimento previsto no programa é de R$ 100 milhões, em três anos. Foi criado pelo governador, Carlos Roberto Ratinho Massa Junior e pelo secretário da Educação, Renato Feder, um Comitê Estadual, para debater a implementação do regime de colaboração na Educação no Estado.

O vice-prefeito de Jesuítas, Edicarlos Grizotto, considerou que, “como a maioria dos municípios do Estado é pequena, precisam de apoio, por isso, é necessário que se busque construir processos de aprendizagem em rede e, através do compartilhamento de experiências, para desenvolver a Educação no Paraná, pautados não somente no processo de ensino e aprendizagem, mas, na melhoria da formação e da autoestima dos professores. Aliás, esta foi a tônica do discurso do governador Ratinho Junior e do secretário da Educação, Renato Feder.

Entre as ações previstas pela Secretaria da Educação, está o fornecimento às redes municipais, de material complementar de apoio didático, focado na alfabetização para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, beneficiando 255 mil alunos. Outra ação será ofertar às prefeituras, instrumentos de avaliação, como a Prova Paraná (para 2º e 5º anos do ensino fundamental), Fluência (2º ano) e o Sistema de Avaliação Educacional do Paraná – Saep (2º e 5º).

Os professores, pedagogos, gestores das escolas e as equipes técnicas municipais passarão por formações continuadas, com foco no aprimoramento profissional. Serão três formações por ano, para 800 pessoas em cada. Além disso, a Secretaria da Educação vai reconhecer e premiar as pastas municipais que tiverem as melhores práticas pedagógicas e alcançarem os melhores resultados no programa.

Fonte: Prefeitura de Jesuítas