CENTRO CULTURAL DE UBIRATÃ LANÇA PROJETO “ARTE NA ESCOLA”


As artes tem um papel importante na formação integral do aluno, pois possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade desde os primeiros anos da criança.

Com recente sanção do governo Federal – lei n° 13.278/16 – as escolas públicas e privadas têm a partir dela, cinco anos para incorporar aulas de teatro, artes visuais e dança ao currículo do ensino básico brasileiro, sendo a música já parte deste currículo.

Diante da importância deste aprendizado, o Centro Cultural de Ubiratã em parceria com algumas escolas municipais, lança o projeto “Arte na Escola”.

As instituições escolares recebem toda semana: uma professora de teatro (Terezinha Paschoini), para trabalhar a criatividade, a memorização, ajudando a minimizar a timidez, aprimorando o trabalho em equipe, a habilidade do improviso, além de despertar o interesse por textos e autores variados.

As instituições também estão recebendo a professora de dança (Francismary Rocha), que trabalha todo o potencial de expressão do corpo humano e uma linguagem corporal diferente da fala e da escrita.

Para fomentar a aprendizagem, o professor de música (Daniel Brante) busca com suas aulas melhorar a capacidade de concentração e memória, estimulando a criatividade, melhorando o cognitivo através da sensibilidade musical, do senso rítmico, da percepção auditiva e da consciência corporal com habilidades motoras e sociais.

O objetivo não é a formação de artistas profissionais, mas sim, de alunos que se enxerguem como construtores e participantes de sua própria aprendizagem, de forma que eles organizem as ideias, criem e construam a linguagem de forma criativa.

Esse projeto tem a supervisão de Maria Edna Garcia Carvalho, coordenadora do Centro Cultural de Ubiratã.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura de Ubiratã