OESTE SAI NA FRENTE E CONCEBE O 1º CONSÓRCIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO PARANÁ


Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Meio Ambiente de 32 municípios da região Oeste do Paraná participaram na manhã desta quinta-feira (25) da solenidade que marcou a formalização do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Urbanos, que será instalado em Toledo com aporte inicial de R$ 6,5 milhões em investimentos.

Esta é a primeira unidade do gênero do Paraná e se assemelha a experiência bem sucedida que já e região de Piracicaba, São Paulo.

De acordo com a parceria, os municípios fazem a recolha dos dejetos nos respectivos municípios, e caminhões trazem o material para Toledo, no Aterro Sanitário Local, onde será edificado o aterro regional.

A proposta é para funcionar já a partir do próximo ano, onde as cidades que estão com seus contratos em vencimento, poderão iniciar o repasse. A coleta do material e a sua transferência será responsabilidade de cada município, serão repassados R$ 100 por tonelada para Toledo.

O ato de constituição do Consórcio, que tem como presidente interino o prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental e Turismo, Márcio Nunes, além do prefeito de Jesuítas e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Junior Weiller.

“Mais uma vez o Oeste sai na frente e antecipa soluções relacionadas a problemas existentes como o passivo ambiental gerado pelas populações das cidades pequenas, médias e grandes”, disse Weiller.

Fonte: AMOP