Nova Aurora realiza abertura do PROERD


A Secretaria de Educação de Nova Aurora, em uma valiosa parceria com a Copacol e a Polícia Militar, desenvolve há vários anos o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nas escolas municipais. Esta iniciativa tem como objetivo primordial orientar os estudantes sobre as graves consequências do envolvimento com drogas e da exposição à violência, capacitando-os a fazer escolhas seguras e saudáveis para o seu futuro.

Por isso, todos os anos o município realiza um encontro especial com os pais de alunos que irão participar do programa neste ano. O pontapé inicial aconteceu na noite de terça-feira (15), na Escola Fernando Esser, e também reuniu professores, equipe pedagógica, representantes da Polícia Militar e da Copacol. O objetivo foi apresentar aos pais a proposta do PROERD, convidando-os para caminhar juntos nesta trilha do bem.

A abertura do programa contou com a presença da vice-prefeita, Lucinéia Adevente (Néia), da secretária de Educação, Gevaine Brustolin, da coordenadora dos Projetos Sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes, e da responsável pelas aulas do programa, a soldado Layane Tassyele.

A vice-prefeita reforçou o compromisso do município em fortalecer as parcerias que agregam na formação das novas gerações. “A Polícia Militar e a Copacol estão conosco há muitos anos e são fundamentais para nossa educação. O PROERD vem somar forças ao trabalho que é realizado nas escolas e reflete na vida das nossas crianças. Além disso, investir em programas preventivos como o PROERD é investir na construção de uma sociedade mais segura, justa e com oportunidades para todos”, destaca Néia.

Ao longo de sua trajetória em Nova Aurora, o PROERD já impactou positivamente a vida de centenas de crianças e adolescentes. Através de aulas dinâmicas e interativas, conduzidas por policiais militares especialmente treinados, o programa tem contribuído significativamente para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e resilientes, afastando-os da influência nociva das drogas e da criminalidade.

Durante a abertura do programa, a coordenadora dos Projetos Sociais da Copacol falou da parceria entre a Cooperativa e os municípios de atuação. “São centenas de crianças atendidas todos os anos por meio dos nossos projetos e aqui em Nova Aurora temos uma parceria consolidada de muito anos, garantindo um futuro próspero para as novas gerações. Parabéns a toda a equipe da secretaria de Educação de Nova Aurora e também da Polícia Militar pelo excelente trabalho que desenvolvem com as crianças”, enalteceu Gislaine.

A secretária de Educação falou sobre a importância do apoio e a participação dos pais nas atividades do programa. “A participação ativa dos pais e da família no PROERD é um pilar fundamental para o sucesso do programa. O apoio, o incentivo e o acompanhamento dos pais são a bússola que guia as crianças no caminho do bem, reforçando os ensinamentos de cidadania, respeito e resistência às drogas e à violência. Essa parceria entre escola, polícia e família cria um ambiente de segurança e confiança, essencial para o desenvolvimento de jovens mais conscientes e responsáveis”, reforçou Gevaine.

Fonte: Jornalista Aline Sandri – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Aurora