Os filhos e netos dos cooperados da Copacol deram o início as atividades deste ano com o tradicional encontrão do Grupo de Jovens. Em um dia de muito aprendizado e reflexão, eles participaram de uma palestra com o capitão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que liderou as equipes de resgate em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, Léo Farah. Além disso, elegeram a nova coordenação, que irá guiar os encontros do grupo ao longo do ano, e conheceram as atividades que serão realizadas em 2025.
Com o encontro, os jovens puderam estreitar os laços de amizade e cooperação. “Aqui tivemos a possibilidade de refletir. Abordamos valores, atitudes, desafios e decisões que devemos tomar e que influenciam diretamente no resto de nossas vidas. O Léo trouxe essa reflexão para eles, deixando uma mensagem orientativa, motivadora e muito inspiradora. Isso faz a diferença na vida desses jovens e contribui para sensibilizá-los das escolhas que farão e das oportunidades que têm na vida, ainda mais com a Cooperativa ao lado deles”, comenta a assessora de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.

O encontro reuniu dezenas de jovens que têm no grupo a oportunidade de aprender, fazer novas amizades e se desenvolver. Esse é o caso do Vinicius Kaiser Costa, de Jesuítas, que leva da fala de Leo Farah ensinamentos importantes. “Com tudo o que ele disse, percebi que devemos dar o nosso máximo todos os dias, que assim vamos conseguir alcançar coisas grandes na nossa vida. Foi um momento muito interessante e que eu gostei demais. A Copacol sempre inova e traz temas e mensagens muito boas para nós. É incrível fazer parte”.
A jovem de Cafelândia, Alana Carolina Jahns, também tem uma nova visão sobre os desafios que vai enfrentar na vida. “Com tudo o que o Leo disse percebi que se persistirmos nas pequenas coisas e fazermos o nosso melhor a cada dia teremos sucesso. Essa é uma lição valiosa para nós, jovens, que estamos construindo o nosso futuro e seguindo o legado dos nossos pais. Construindo aos poucos e com passos pequenos também vamos chegar onde desejarmos”.
Especialista no impossível
Léo Farah trouxe aos jovens ensinamentos importantes que aprendeu ao longo da vida, principalmente depois de liderar as equipes de resgate nos desastres em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. De acordo com ele, no mundo atual está tudo muito rápido e dinâmico e isso dá uma ideia errônea aos jovens de que as coisas são fáceis. “É importante colocarmos a responsabilidade que cada um deles têm em enfrentar os desafios para guiar os próprios negócios e também a Cooperativa. Assim, juntos, eles conseguem vencer os momentos difíceis da vida, que todos vão enfrentar um dia, mas se estiverem juntos e cooperando, fica muito mais fácil”, afirma o palestrante.
Na conversa com os jovens, o capitão do Corpo de Bombeiros compartilhou como experiências em campo ajudam pessoas comuns a alcançarem objetivos que não conseguiriam realizar sozinhas e trouxe exemplos reais de como os bombeiros se preparam e cumprem qualquer missão, sem pensar em desistir. “Quando os jovens começam a entender as responsabilidades que têm, assumir a liderança e entender que o processo sucessório é importante para o futuro da propriedade e da própria Cooperativa eles vão mais longe e irão perceber que podem fazer negócios que já são grandes ficarem ainda maiores”, destaca Léo Farah.




