Polícia Federal investiga fraude em licitação que deu prejuízo de R$ 1,7 milhão para Prefeitura de Maringá


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Cold Meal, com a finalidade de investigar desvios de verbas públicas por meio de crimes de frustração do caráter competitivo da licitação, constituição de organização criminosa, lavagem de dinheiro, além de outros crimes correlatos.

A investigação foi iniciada a partir de denúncias que noticiavam possível desvio de verbas públicas por meio de fraudes a licitações realizadas pela Prefeitura de Maringá durante a Pandemia do COVID-19, as quais custaram cerca de R$ 1,7 milhão aos cofres públicos.

No decorrer das investigações, foram encontrados indícios de que um grupo de empresários, em conluio, participavam de licitações com o direcionamento de vencedores e aumento do preço dos produtos, utilizando métodos fraudulentos como simulação de concorrência, combinação de preços e lotes e outros.

Além das licitações ocorridas à época da emergência da COVID-19, também foram apurados procedimentos ocorridos nos anos de 2022 e 2023. Há suspeita em processos licitatórios em andamento, em razão da participação de algumas das empresas investigadas.

Foram mobilizados cerca de 70 policiais federais, que cumpriram nesta região, 24 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal de Maringá.