Eclipe Solar é transmitido ao vivo pela Nasa


Fenômeno pode ser visto presencialmente nos Estados Unidos, Canadá e México

O eclipse solar total, muito esperado mundialmente, está acontecendo nesta segunda-feira (8).

O evento começou por volta das 15h, no horário de Brasília, e pode ser visto presencialemtne por quem estiver nos Estados Unidos, Canadá e México.

Para que todos tenham acesso a beleza do fenômeno, a Nasa  (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) disponibilizou uma live em seu canal do YouTube, das 14h às 17h no horário de Brasília, mostrando em tempo real o caminho que o eclipse vai percorrer.

Mesmo não sendo visível do Brasil, é importante destacar o alerta: olhar diretamente para o eclipse solar pode causar danos permanentes à vista. Em geral, não se deve fazer isso durante outros eventos astronômicos também – e nem no dia a a dia.

De acordo com a cartilha do Observatório Nacional, a forma correta para observar o eclipse é com óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14 ou maior (sendo necessário verificar se o equipamento utilizado possui o ISO 12312-2). 

Esses filtros têm proteção contra raios UV e infravermelhos e podem ser adquiridos em lojas de material de construção. Jamais acompanhe o eclipse com óculos escuros normais, celulares, câmeras ou binóculos.