Farmácia Básica de Cafelândia realizou mais de 4800 atendimentos em março


O mês de março ainda não terminou e a Farmácia Básica Municipal já realizou mais de 4800 atendimentos para a entrega de medicamentos. O número expressivo de atendimentos resulta num relatório ainda maior na distribuição de materiais.

Entre comprimidos, medicamentos líquidos e outros materiais como agulhas, fórmulas infantis, luvas, fraldas descartáveis e outros, já somaram, apenas em março desse ano, mais de 300 mil itens.
Atualmente a relação municipal de medicamentos conta com mais de 400 itens, dentre eles medicamentos controlados e psicotrópicos, fornecendo gratuitamente medicamentos que municípios maiores não fornecem.

Tudo fruto de um trabalho intenso de readequação da farmácia, que hoje atende em local climatizado. “É um trabalho que vem sendo desenvolvido para atender a nossa população, principalmente pessoa que não tem condições de adquirir medicamentos com custo alto. Hoje a farmácia funciona em local climatizado, organizado, com sistema de senha para que haja atendimento igualitário e respeitoso”, comenta o prefeito Culestino Kiara.

No entanto, devido a situação de epidemia de dengue no Estado, alguns materiais podem estar fora de estoque como conta a secretária de Saúde, Andreia Meurer. “O estado vive uma situação de emergência com os casos de Dengue que atinge toda a extensão territorial.

Falta matéria prima para a fabricação de medicamentos nas indústrias farmacêuticas e com certeza isso interfere também em nosso atendimento. Por isso pedimos a população a paciência com relação a alguns materiais que possam estar em falta neste período”, destaca.


Ainda sobre o atendimento, é necessário lembrar que profissionais de saúde também são acometidos por doenças e precisam ser afastados. “Hoje temos parte da equipe afastada por questões de saúde e precisamos seguir o que rege os protocolos.

No atendimento da Farmácia, não podemos mantê-la aberta sem que tenha um profissional farmacêutico presente, por isso, nas atuais condições do afastamento de profissionais, não conseguimos manter a farmácia aberta durante o horário de almoço”, explica a secretária.

Da assessoria – Amilcar J. Bueno