Alerta: Cafelândia entra em situação de epidemia de Dengue


Da assessoria – Amilcar J. Bueno
O Paraná enfrenta uma situação delicada com relação a casos de Dengue. As constantes pancadas de chuva seguidas por sol e calor tornam o cenário favorável para a reprodução do mosquito da Dengue e a contaminação no estado atinge níveis críticos.


Em Cafelândia não é diferente, com 59 casos confirmados nesta sexta-feira, o município entrou para a lista da epidemia da doença. Segundo o último boletim estadual divulgado na quarta-feira, 14, mais de 26 mil pessoas foram contaminadas pela doença, e mais de 3 mil casos confirmados na Regional de Saúde de Cascavel.


Para enfrentar a epidemia, o Governo de Cafelândia, através da Secretaria de Saúde, adotou medidas para atender a comunidade, mas é preciso a compreensão. “É um momento de epidemia. Pedimos a compreensão e paciência da população, temos dois médicos em cada unidade de saúde e dois médicos no Pronto Atendimento, mas é preciso que a população entenda que o paciente com dengue necessita de um atendimento que leva mais tempo.”, destaca a secretária de Saúde, Andreia Meurer.


É importante também que a população procure primeiro a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. “O Pronto Atendimento atende urgência e emergência, então, temos os pacientes com virose, com outras doenças crônicas e também os pacientes com sintomas de dengue, mas em caso de situações de emergência, que envolva o risco a vida, esse paciente será atendido primeiro que os demais.”, orienta a secretária.


Os cuidados com a Dengue também não podem parar. Verifique vasos de plantas, calhas, elimine possíveis focos do mosquito, utilize repelente e hidrate-se.