Números de furtos, roubos e homicídios caem no Paraná, mas de feminicídios sobem


O Paraná registrou uma queda de homicídios, furtos e roubos em 2023, na comparação com o ano anterior. Por outro lado, teve mais casos de feminicídio.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP). Veja:

Crimes no Paraná

CRIME20222023VARIAÇÃO
Feminicídio7781+ 5,1
Furto177.838163.353-8
Roubo25.55123.587-7,6
Homicídio doloso2.0251.837-9,3

Fonte: Sesp-pr

O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, atribui a queda de vários tipos de crime à reestruturação das polícias, com uma interação “efetiva” entre elas, além de investimentos em inteligência, planejamento e tecnologia.

Ao analisar a alta dos crimes contra a mulher, o secretário disse que o governo tem reforçado a estrutura das delegacias da Mulher e que ações de conscientização têm aumentado o número de denúncias.

“Temos várias campanhas que a Sesp participa diretamente de motivar as pessoas que façam a denúncia. Então, fatos que não eram relatados e não eram atendidos hoje são, isso gera um aumento na estatística e também a pessoa se sente encorajada a fazer a denúncia”, avalia.

PM monitorada por câmeras

Nesta quarta-feira a Polícia Militar (PM) também informou que a corporação começou os testes e instrução de agentes para uso das câmeras corporais e que a previsão é o equipamento começar a ser utilizado oficialmente em abril.

Hoje, a corporação tem 16.500 policiais em todo o estado. Porém, incialmente, haverá a disponibilidade de apenas 300 câmeras.

Terceirização de serviços

A Secretaria de Segurança Pública também disse que está estudando a terceirização na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros de serviços como telefonia, limpeza e alimentação. Na avaliação da pasta, a medida deve trazer economia ao Estado.

Há ainda a intenção das duas corporações de contratar temporários para funções administrativas, que não sejam da atividade fim de ambas. A ideia é de que as contratações sejam ainda este ano.