Famílias de Nova Aurora contempladas com o programa Caixa d’Água Boa


O município de Nova aurora através da Secretaria de Assistência Social e o CRAS realizou um evento de entrega das caixas com as famílias contempladas com o Programa Caixa d’Água Boa, participaram deste a Vice Prefeita Lucinéia Advente, o Presidente da Câmara de Vereadores Claudinei Xavier de Oliveira, Vereador José Carlos Roversi-Catatau, Vereadora Angela Dourado e a Vereadora Angela woinarovski, a Secretaria de Assistência Social Edna M. Basso Da luz, a Coordenadora do CRAS Nadia Elizandra Sassi e a equipe técnica do CRAS, a Psicóloga Carla G. Furlan e Assitente Social Sandi B. Passoni, o Engenheiro Claudinei J. Pereira e as famílias que foram selecionadas pelo programa, este programa.
Este programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) através do Programa Família Paranaense e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), desenvolvida em parceria com os municípios e a comunidade.


O Programa Caixa d’Água Boa consiste na disponibilização de 1 caixa d’água de 500 litros e 1 kit de instalação à família, o kit contém um projeto estrutural para instalação externa à residência, elaborado pela Sanepar visando maior segurança e sustentabilidade, também é ofertada a capacitação para instalação adequada e repasse financeiro para viabilização da instalação.


A coordenadora do programa no município Nadia E. Sassi, ressalta que a falta de caixas d’água nos domicílios tem impactos significativos negativos, principalmente para as famílias mais vulneráveis. Na maioria das vezes, essas famílias enfrentam muitas dificuldades para suprir suas necessidades básicas. Com o Programa Caixa d’Água Boa, estamos buscando melhorar essa realidade gerando maior conforto e a segurança dos moradores durante manutenções ou melhorias na rede de abastecimento. A também coordenadora do Programa, Carla G. Furlan relatou que com o acesso a este programa, também permite que essas famílias enfrentem os desafios cotidianos com maior dignidade.


A secretaria de assistência social Edna, disse que o objetivo do Programa é de proporcionar a melhoria das condições habitacionais e de habitat das famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da instalação de caixas d’água garantindo o abastecimento durante a interrupção no fornecimento de água. O público alvo do programa são as famílias em situação de vulnerabilidade social que não possuem caixa d’água no domicílio e atendem os critérios de elegibilidade do programa.


A Vice prefeita Lucinéia, que representou também o prefeito neste evento, ressaltou que este programa é muito importante para as famílias mais vulneráveis pois garante o acesso a água potável durante a interrupção no fornecimento, como também permite que as famílias tenham instaladas no seu domicílio sua própria caixa d´água. Enfatizou que a administração municipal realizou a adesão a este programa, que embora seja estadual o apoio municipal, pois é extremamente importante para a efetivação do mesmo, e que novamente irá requerer a inclusão do município em mais fases do programa, garantindo que mais famílias tenham acesso ao programa caixa d’água boa.