Manifestação do MST bloqueia PR-170, em Guarapuava; fila está em 6 quilômetros


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão bloqueando a PR-170 em Guarapuava, na região central do Paraná. Segundo os manifestantes, apenas o tráfego de veículos de saúde está liberado no local.

A manifestação iniciou na tarde de quarta-feira (18), foi paralisada e retomada na manhã desta quinta-feira (19), na altura do KM 390.

Na última atualização desta reportagem, a fila somava cerca de 6 km de congestionamento sentido Pinhão e 3 km de congestionamento sentido Guarapuava.

O MST afirma que o motivo da manifestação é “cobrar uma resposta efetiva do INCRA [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Paraná] para a Reforma Agrária na região”.

O movimento busca a regularização fundiária de 14 comunidades camponesas Sem Terra e de Posseiros, localizadas nos municípios de Inácio Martins, Pinhão e Guarapuava , na região central do estado, e Reserva do Iguaçu, no sudoeste .

Juntas, as comunidades formam a chamada “Brigada Cacique Guairacá” do MST-PR.

“As pautas foram apresentadas em uma assembleia com o INCRA, realizada na região há 90 dias. Sem resposta do órgão na data prometida, as famílias ocuparam a estrada sem prazo para sair, até que sejam ouvidas”, destaca o MST.

De acordo com o movimento, atualmente o Paraná possui 83 acampamentos, onde vivem cerca de 7 mil famílias.