Cafelândia prepara programação especial para o Outubro Rosa


Da assessoria – Amilcar J. Bueno
Promover a saúde da mulher é muito mais do que falar sobre. Em outubro, a Secretaria de Saúde de Cafelândia promove várias ações voltadas a prevenção e diagnóstico do câncer de mama através de eventos que levam a informação e contribuem na prática para o conhecimento do próprio corpo.
O lançamento da campanha Outubro Rosa de 2023 será realizado na Casa da Cultura, no dia 4, às 19h30 em encontro com Sirlei Benetti, jornalista, defensora do agro e palestrante referência da força feminina. Ainda durante o encontro será possível realizar o agendamento do preventivo e mamografias.
Já no dia 21, acontece o Pedal Rosa, que percorrerá 13km de asfalto, saindo do Centro de Saúde às 7h30. O destino do pedal é a comunidade de Santa Luzia e o percurso contará com ponto de apoio com água e frutas.
No Centro de Saúde, a programação do dia conta ainda com a campanha de multivacinação, brinquedos para as crianças, testes rápidos de DSTs, teste de acuidade visual, aplicação de vacinas, avaliação antopométrica, atualização de cadastros, avaliação odontológica, agendamento de mamografias e de exame preventivo.
“Esse é o mês de foco da saúde da mulher, mas a prevenção deve acontecer constantemente e a Secretaria de Saúde está preparada para atender as nossas mulheres. Zeramos a fila de mamografias e tornamos o atendimento da saúde mais humano e direcionado. Convidamos a todas as mulheres que participem desse momento”, destaca o prefeito Culestino Kiara.
Horário estendido
Especialmente para outubro, um novo horário para coleta de preventivo será disponibilizado, das 18h às 20h em datas estipuladas por cada UBS. “É uma oportunidade para aquelas mulheres que trabalham durante o dia todo e não tem tempo para procurar o atendimento. São diversas ações voltadas para esse mês especial, tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental das nossas mulheres”, ressalta a secretária Andreia Meurer.