Hospital Universitário de Cascavel está superlotado pela terceira semana seguida


O Hospital Universitário de Cascavel, no oeste do Paraná, está com o pronto socorro superlotado pela terceira semana seguida. Nesta quinta-feira (2), 65 pessoas estavam internadas em um espaço com capacidade para no máximo 33.

Vídeos registrados no hospital mostram diversos pacientes em macas espalhadas nos corredores da instituição. O HU é público e é referência na região, por isso recebe pacientes que precisam de internamento mesmo quando está superlotado.

O diretor técnico do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), Fernando Chiavelli Sonomiya, explica que o sistema chamado de “vaga zero” é acionado quando não há leitos do SUS vagos na região.

“Vaga zero ele é acionado justamente quando o paciente precisa de acesso ao hospital por uma questão de risco de vida iminente ou sequela permanente, doença que possa levar risco a vida do paciente, e não tem leito, espaço físico”, diz.

Para resolver o problema é preciso abrir mais leitos. O secretário estadual do Saúde, César Neves, não crava datas, mas afirma que, no primeiro semestre deste ano, 70 leitos do SUS vão ser credenciados no Hospital São Lucas em Cascavel, que é privado.

Para o começo do segundo semestre, o compromisso são outros 60 leitos no próprio Hospital Universitário.

Fonte: G1