Campanha de Pinturas de Bueiros leva educação ambiental aos alunos de Nova Aurora


Uma campanha promovida pela Itaipu Binacional, em parceria com os municípios da região, pretende sensibilizar a comunidade sobre a importância do descarte correto dos lixos e da preservação dos rios e córregos. Chamado “Um Rio Passa Aqui”, o 1º Concurso Regional de Pinturas de Bueiros/Bocas de Lobo está sendo feito nos 55 municípios do Oeste do Paraná, vinculados à empresa por meio do Convênio Linha Ecológica.
Nova Aurora está entre esses municípios e está desenvolvendo a ação com alunos das escolas municipais e CMEIs da rede pública de ensino, reunindo os alunos do primeiro ao quinto ano. As atividades devem terminar até a metade deste mês de abril.
O objetivo é mostrar que o descarte incorreto do lixo pode entupir bueiros e bocas de lobo ou, ainda, contaminar rios e prejudicar a segurança hídrica da região. A iniciativa se inspira na campanha lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, intitulada “Mares Limpos – o Mar começa aqui”.
Os municípios escolherão os bueiros, de preferência, próximos às escolas. Depois, será feita uma atividade de limpeza dos bueiros e das bocas de lobo, que será acompanhada pelos alunos das escolas e, em alguns casos, por pais e pela comunidade. Na sequência, o tema será tratado em sala de aula. Os professores vão falar sobre o cuidado com a água, a importância de proteger as nascentes dos rios, o descarte correto e a separação dos resíduos sólidos urbanos, as ações emergenciais das prefeituras em casos de alagamento, entre outros temas.
A última etapa da campanha será a pintura dos bueiros e das bocas de lobo onde muitos já foram pintados. Os alunos estão fazendo as artes nesses locais, com a frase da campanha “Um Rio passa aqui”. Estão participando várias turmas de várias escolas, mas as prefeituras vão escolher as duas melhores ações, levando em conta a pintura em si e o encaminhamento de todas as atividades. O relatório será enviado para Itaipu.
Serão premiadas as duas melhores ações de cada município com um kit pedagógico. O kit terá itens como bolas de borracha, bambolês, jogo de boliche, petecas e 1 caixa de som. A premiação deve acontecer na segunda metade de abril.