Covid: Estudo da Pfizer em Toledo vai começar recrutamento de 4,5 mil participantes


O recrutamento de participantes para o estudo da Pfizer sobre a Covid-19 em Toledo, no oeste do Paraná, vai começar no prazo de duas a quatro semanas. A pesquisa busca mapear a resposta das vacinas às variantes do novo coronavírus existentes – em pessoas acima de 12 anos – e a possibilidade de surgimento de novas cepas.

A informação foi divulgada em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (6) com integrantes da farmacêutica, da prefeitura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Hospital Moinhos de Vento, que comandam o estudo.

O município é o único do Brasil e em países em desenvolvimento a participar da pesquisa. Para isso, a cidade recebeu um reforço de doses da vacina da Pfizer no fim de agosto, a fim de imunizar também os adolescentes de 12 a 17 anos.

Serão recrutados cerca de 4,5 mil participantes em um período estimado de seis a nove meses. Essas pessoas vão ser convidadas a participar quando procurarem serviços de saúde do município com sintomas gripais ou respiratórios.