Paraná tem queda de 45% nas internações e começa a fechar leitos para Covid-19


O número de pessoas internadas com suspeita ou diagnóstico de Covid-19, no Paraná, caiu 45% em um mês, segundo um levantamento feito pelo G1 com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No domingo (1º), 2.505 pessoas estavam internadas por causa da doença.

No dia 1º de julho, o total de hospitalizações relacionadas ao novo coronavírus era de 4.546, sendo 2.177 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 2.369 em leitos clínicos.

Já no balanço do primeiro dia de agosto, a secretaria aponta 1.329 pacientes na UTI e 1.176 na enfermaria. Os dados levam em conta os leitos da rede pública e privada de saúde.

Apesar dos números positivos, a secretaria diz que a população precisa manter os cuidados, como o uso de máscara e distanciamento.

Nos últimos 30 dias, o estado fechou 915 leitos para tratamento da doença na rede pública, sendo 179 de UTI. Essas vagas foram redirecionadas para pacientes que precisam de outros atendimentos hospitalares, segundo a Sesa.

O diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, diz que a redução é resultado da vacinação. Apesar disso, o número de internados ainda é semelhante aos dados de fevereiro, quando o estado aplicou medidas mais restritivas.