Ministro da Infraestrutura discute modelo de concessão de rodovias federais em visita ao Paraná


O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, visitou o Paraná, nesta quinta-feira (1º), para discutir sobre o projeto de concessão do governo federal sobre as rodovias paranaenses. A comitiva chegou por volta das 11h no aeroporto de Cascavel, na região oeste do estado.

O ministro se reuniu com o prefeito de Cascavel, Leonado Paranhos (PSC), e representantes dos setores produtivo e de transportes da região oeste para tratar do assunto.

O encontro foi realizado na cidade, principalmente, porque o projeto prevê a criação de uma praça de pedágio na BR-467, entre Cascavel e Toledo, onde o trecho de 50 quilômetros é duplicado, e a possibilidade tem gerado discussões na região.

“Foi uma reunião, eu entendo como muito produtiva e não foi uma reunião definitiva, foi uma reunião de abertura de portas. O que todo mundo está percebendo é que assim, é um espaço pra construir um bom modelo juntos. As reivindicações, aquilo que as pessoas esperam de nós, é a mesma coisa que também nós queremos. Todo mundo quer uma tarifa de justa, todo mundo quer investimento, todo mundo quer cumprimento de cronograma. É exatamente isso que nós queremos. Agora, como construir isso é que a gente precisa acertar, porque a tarefa de fazer um bom modelo, no final das contas, é uma tarefa de gerenciar riscos. E é o que nós vamos fazer em conjunto com várias mãos a partir de agora”, disse o Freitas após o encontro em Cascavel.

A comitiva segue para Curitiba, na tarde desta quinta-feira, para encontrar o governador do Paraná.

O Ministério da Infraestrutura prevê que mais de R$ 40 bilhões sejam investidos em novos contratos de concessão das estradas paranaenses. O projeto também pretende reduzir as tarifas de pedágio no estado.

Moradores da região se manifestaram em frente a Prefeitura de Cascavel, na manhã desta quinta, contra o novo modelo de concessão.