O Paraná recebeu 146,8 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 no início desta tarde (03).
O Secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, esteve na entrega e falou sobre a o esquema de vacinação, e explicou que somando com as doses já aplicadas, no mês de março serão cerca de um milhão de paranaenses vacinados.
Mas mesmo com a imunização, o Secretário fala sobre a preocupação com o atual cenário, ele diz que este é o pior momento durante o um ano de pandemia e por conta disso, o Paraná teve o maior aumento de leitos durante todo esse período. “O cenário é dramático, muitas pessoas podem não estar entendendo ainda, mas existe nesse momento, a maior quantidade de leitos para Covid-19 da história da pandemia”. explicou.
Ele ainda fala que são cerca de 1400 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Paraná. Entre os leitos do SUS e particulares mais de 3.800 paranaenses estão internados com a Covid-19. Diante deste cenário, ele se pronunciou sobre as pessoas que ainda não estão obedecendo as restrições, impostas no Novo Decreto, para tentar conter o contágio do vírus. “Pra você que, infelizmente acha que a pandemia já acabou, você que esta saindo de casa neste período de quarentena restritiva, nós não queremos interromper a atividade de ninguém, nós queremos o Paraná trabalhando, queremos ele avançando, porém neste momento, existem 700 pessoas aguardando um leito de enfermaria e UTI pra entrar e não adianta no estalar dos dedos e achar que vamos criar mais leitos, nós não temos mais equipe, não temos mais equipamentos, nós mais do que dobramos a rede de UTIs do estado do Paraná ao longo desse ano”. Diz o Secretário.
Beto também explicou sobre a situação da nova variante no estado, ele disse que a cepa é chamada de P1 e fora do Brasil é conhecida como “brasileira”. De acordo com o Secretário, esse vírus é de 4 a 6 vezes mais rápido e agressivo no contágio e na evolução da doença.
Ele ainda disse que no último sábado (27) a Fiocruz realizou um teste com pacientes positivos para a Covid-19, que estavam com a carga viral mais alta. E de 216 testes específicos para a P1, 70% deram positivo para Covid-19 com a variante P1.
De acordo com ele, a situação de Cascavel pode ter relação com a nova cepa. “O que está acontecendo em Cascavel, neste momento, nós estamos tentando entender, só a nova cepa explica todo esse contexto”. ressalta.
O Hospital Universitário deve receber 12 novos leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria. Um hospital que tinha 14 leitos em geral, vai chegar a 82 leitos de UTI para pacientes com covid-19.
Segundo o secretário, só em Cascavel foram 50 milhões de reis investidos desde o início do enfrentamento da pandemia.
Fonte: Catve