Decreto fecha espaços esportivos como medida de combate à Covid-19, em Santa Terezinha de Itaipu


A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná, decretou o fechamento de ginásios, campos de futebol, quadras de areia, canchas de bocha, playgrounds e academias ao ar livre pelo período de 10 dias. A medida é válida a partir desta terça-feira (23).

O município informou que o decreto tem o objetivo de impedir o avanço da Covid-19 na cidade, pois a ocupação de leitos para pacientes com a doença na macrorregião oeste está próxima do colapso.

De acordo com a prefeitura, até o momento, o fechamento de estabelecimentos comerciais está descartado das ações de combate à doença, por isso, o decreto impõe restrições apenas nos ambientes esportivos.

Novas medidas

Conforme o novo decreto ainda, o funcionamento de brinquedotecas, espaços kids e playgrounds em estabelecimentos comerciais também está proibido.

No prazo de 10 dias fica proibida a permanência de pessoas, em qualquer quantidade, em locais públicos, como parques, praças e afins.

Moradores poderão utilizar esses espaços desde que estejam se movimentando, como em uma atividade física, e utilizando máscara.

A ocupação máxima de locais com atividades religiosas deve ser de até 30% e com distanciamento mínimo de dois metros entre as cadeiras, segundo a prefeitura.

Casos de aglomeração e descumprimento das medidas de controle e prevenção deverão ser denunciados pelo WhatsApp do Plantão da Defesa Civil (45) 99903-1378 e da Policia Militar (45) 99105-0911.