ALARMANTE: Macrorregião oeste atinge 96,6% de ocupação nos leitos adultos de UTI para Covid-19


A macrorregião oeste atingiu 96,6% da ocupação nos leitos adultos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, na manhã desta terça-feira (23), conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Segundo a secretaria, até as 8h40 desta terça-feira, dos 208 leitos ofertados na UTI da ala Covid-19 adulto, apenas sete deles estavam disponíveis. A enfermaria oferta 257 leitos e está com 80,9% deles ocupados.

“Nos próximos dias a gente pode ter um colapso, digamos assim, do sistema de urgência e emergência retrogradamente. Atingindo as UPAs, as unidades de saúde, os hospitais de pequeno porte das cidades menores. Deverão também, assim como já acontece com as alas Covid-19, atingirem seu grau de lotação máxima”, disse o diretor técnico do Consamu, Rodrigo Nicácio.

Nesta segunda, a região atingiu a maior fila de espera por leitos de UTI desde o início da pandemia.

Eram 31 pacientes internados em enfermarias e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aguardando por uma vaga, conforme a central de regulação de leitos.

Ao todo, as cinco regionais somam 94 municípios da região oeste e sudoeste do Paraná, com mais de 1,9 milhões de habitantes.

A lotação na ala Covid-19 atingiu Cascavel e Foz do Iguaçu, que são as cidades com o maior número de leitos.

A mãe do Douglas Henrique Gonçalves está internada com a doença em uma UPA de Cascavel e precisa ser transferida para a UTI.

“Os médicos mesmo falaram que ela precisa de uma vaga de UTI, se não o estado de saúde dela só tem a piorar. Pode ser em qualquer cidade, qualquer canto, mas a gente precisa de uma vaga para a minha mãe”, disse.