Com risco de colapso na saúde, Foz do Iguaçu quer maior controle na fronteira com o Paraguai


A secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Rosa Maria Gerônymo, afirmou, nesta quinta-feira (18), que o município solicitou uma intervenção do governo federal para aplicação de medidas sanitárias que diminuam a demanda de pacientes do Paraguai com sintomas da Covid-19. O país faz fronteira com o Brasil, pela Ponte Internacional da Amizade.

De acordo com a secretária, o sistema de saúde da cidade está próximo do colapso e vários paraguaios buscam pelo atendimento em Foz do Iguaçu, o que sobrecarrega o sistema.

Nesta quinta-feira, o Hospital Municipal atingiu a lotação máxima nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da ala Covid-19.

Cerca de 30% dos atendimentos de triagem relacionados ao coronavírus no Hospital Municipal são de moradores do Paraguai, conforme Rosa.

Para discutir o assunto, foi realizada uma reunião, na quarta-feira (17), entre autoridades do município, da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Tivemos uma reunião para pensar a questão da Ponte da Amizade, porque tivemos um aumento significativo da procura que vem do Paraguai, de brasileiros que moram lá e de estrangeiros que também procuram o nosso serviço de saúde criando essa pressão muito grande”, explicou.

Na reunião, os representantes apresentaram argumentos e medidas para o controle de tráfego imigratório. As decisões sobre o fluxo migratório serão tomadas após análise do governo federal.