Paciente com caso suspeito da variante do novo coronavírus deixa hospital antes de receber alta, em Foz do Iguaçu


Uma paciente com suspeita de estar infectada com a nova variante do coronavírus, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, saiu do Hospital Municipal, no domingo (7), antes de receber alta médica, segundo a vigilância epidemiológica municipal.

Conforme o diretor da vigilância epidemiológica, Roberto Doldan, a mulher de Manaus (AM) chegou a Foz do Iguaçu em janeiro. Ela apresentou os sintomas da Covid-19 e, ao fazer o teste, apresentou resultado positivo para a doença.

Por ela ser se uma região do país onde a nova variante foi identificada, o município investigava o caso como suspeito.

“A paciente internou, porque teve um agravamento do quadro. Só que, de sábado para domingo, ela se evadiu do hospital e nós não sabemos o paradeiro dessa paciente. É provável que ela tenha retornado para o estado de origem, mas não teve como a gente fazer essa comprovação porque isso cabe às autoridades policiais”, contou.

Conforme o diretor, ainda não é possível confirmar se a paciente que saiu do hospital estava infectada pela nova variante do coronavírus, pois o resultado da amostra dela não concluído.

“A confirmação é feita apenas através de sequenciamento genético pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. Então existe um protocolo, a gente encaminha a amostra, essa amostra é processada na Fiocruz e em torno de 30 dias a gente tem um retorno”, explicou.

De acordo com o Hospital Municipal, a paciente estava consciente e orientada quando deixou a unidade hospitalar, mas antecipou a própria alta sem oficializar o pedido.

Existe a possibilidade ainda dela não estar mais transmitindo a doença, devido ao tempo de quando apresentou os primeiros sintomas e por ter ficado mais de uma semana internada, segundo o hospital.