Temporal com ventos de mais de 80 km/h causa estragos em Anahy


Um temporal com ventos de mais de 80 km/h causou estragos em Anahy, no oeste do Paraná, no fim da tarde desta quarta-feira (16). Municípios da região também registraram queda de energia, conforme a Copel.

De acordo com o prefeito de Anahy, Carlos Antonio Reis (PSD), árvores caíram e ao menos quatro casas e um barracão foram destelhados. O telhado de uma padaria ficou retorcido e foi jogado contra a fiação elétrica.

Segundo o prefeito, equipes da Secretaria de Obras distribuíram lonas e trabalhavam na retirada das árvores que caíram. Não houve registro de feridos.

A Somar Meteorologia informou que houve uma microexplosão ou uma frente de rajada – fenômenos com ventos fortes – e descartou a ocorrência de um tornado. Conforme a Somar, as rajadas podem ter chegado a 88 km/h.

Anahy não tem estação climatológica, segundo a Somar. A mais próxima, em Ubiratã, na mesma região, registrou 40,4 mm de chuva nesta quarta, o que representa 25% do esperado para dezembro, segundo o instituto.

Conforme a Copel, por volta das 18h havia 7,7 mil unidades consumidoras sem energia elétrica por causa do temporal nas regiões oeste e sudoeste.

A companhia informou que os municípios mais atingidos foram Anahy, Diamante do Sul, Marquinho, Goioxim e Rio Bonito do Iguaçu.