Coronavírus: Prefeituras do oeste do Paraná pedem revisão sobre medidas restritivas de decreto estadual


A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, no oeste do Paraná, elaborou e encaminhou um documento, nesta quinta-feira (2), pedindo ao governo do Paraná uma revisão do decreto estadual que suspende as atividades não essenciais de 134 municípios, incluindo as cidades da macrorregião oeste. 

De acordo com a Amop, o pedido pela revisão ocorreu após um debate sobre as determinações do estado, na quarta-feira (1º), entre representantes de 44 municípios da região. Dentre eles, mais de 25 municípios apresentaram argumentos com relação ao decreto. 

Com a reunião, a associação entendeu que algumas cidades, que fazem parte das regionais citadas no decreto, não têm números preocupantes com relação à pandemia e, por isso, não deveriam estar incluídas nessa quarentena. 

Dessa forma, a Amop pede ao governo que seja feita uma análise individualizada, de cada cidade, para determinar as suspensão ou não das atividades. 

A associação informou ainda que o pedido tem o objetivo de aumentar o debate sobre as medidas restritivas e amenizar o impacto econômico que será causado pelo decreto. 

No documento elaborado, segundo a Amop, os municípios também solicitam a instalação de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermarias para o tratamento de pacientes com a Covid-19. 

Conforme a organização, a associação afirma que entende a importância de não relaxar a fiscalização e as medidas de prevenção e combate à Covid-19. A Amop abrange 54 cidades da região oeste do Paraná.