Nota orientativa- Novas medidas para bares, lanchonetes e conveniências


O Comitê de Operações Emergências – COE – do Município de Nova Aurora e o município de Nova Aurora vem a público esclarecer novas medidas ações para o combate do Covid-19.
COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus SARS-coV-2. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca e dificuldade para respirar, os quais aparecem gradualmente e geralmente são leves. A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções, como gotículas de saliva.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a melhor maneira de prevenir essa doença (COVID-19) é adotar ações para impedir a propagação do vírus sendo a mais eficaz apresentada até hoje o isolamento social, seguindo recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Ministério da saúde e da Secretaria Estadual da Saúde.
Considerando os Decretos: 161,178,179,184 e 257/2020 o Centro de Operações Emergenciais RECOMENDA a partir deste sábado (20) o fechamento de bares às 14h e aberturas apenas na segunda-feira, dia 22, das 9h às 19h. Já as lanchonetes e conveniências PODERÃO funcionar apenas no sistema DELIVERY (entregas a domicílio – até às 23h) ou retirada no balcão, sem aglomeração de pessoas. Ainda segundo orientações do COE, as medidas de higiene como: a disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos e incentivo ao uso clientes, funcionários e entregadores, em pontos estratégicos (entrada, corredores, balcões de atendimento e “caixas”) e próximo à área de manipulação de alimentos; demarcações de áreas que podem ser usadas para retirar às encomendas; isolamento total de cadeiras e mesas para que não haja ‘espera’ no sentido de evitar aglomeração; organizar a circulação interna de pessoas bem como todas as filas (de “caixa”, setores de atendimento), mantendo distância mínima de 2 (dois) metros entre os clientes; sinalizar o piso no direcionamento das filas, utilizando para essa finalidade, fita, giz, cones, entre outros materiais, de modo a manter a distância estabelecida; os funcionários devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos e antebraços, principalmente antes e depois de manipularem alimentos, após o uso do banheiro, se tocarem o rosto, nariz, olhos e boca e em todas as situações previstas no manual de boas práticas do estabelecimento.
Ainda segundo orientações do Comitê: as medidas RESTRITIVAS poderão ser revistas na próxima semana.