Dengue: Fumacê é concluído em Assis, após 36 dias de trabalho


Prefeito Pegoraro agradece aos supervisores que fizeram o serviço em toda a cidade

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand esteve coordenando, nas últimas semanas, os trabalhos do fumacê contra a dengue no município. A aplicação do inseticida começou no dia 30 de abril e foi concluída na manhã de sexta-feira (5). Para completar os cinco ciclos pela cidade, foram necessários 36 dias ininterruptos de trabalho com os dois veículos disponibilizados pela 20ª Regional de Saúde de Toledo.

Estrategicamente, o serviço foi realizado das 5h às 9h e das 17h às 22h, com exceção dos períodos de chuva ou com vento. O serviço foi executado pelos agentes de endemias supervisores da Regional de Saúde, Adilson Braz Secorun e Alfredo Ramos de Jesus, que possuem experiência de muitos anos nesse trabalho.

Ao finalizar o serviço de pulverização por todos os bairros, distritos e patrimônios, ambos foram recebidos no gabinete do prefeito, João Pegoraro, acompanhado da coordenadora de endemias, Valéria Loth, e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Ducinéia Monteiro.

“Gostaria de agradecer pelo trabalho profissional que fizeram em nosso município, nos ajudando muito no combate ao mosquito Aedes aegypti. Mas vale reforçar que os cuidados com a dengue devem continuar, com a população fazendo sua parte e limpando frequentemente os quintais. Só assim, evitaremos que uma nova epidemia se instale em Assis Chateaubriand”, comentou o prefeito Pegoraro.

Paralelo ao fumacê, durante o ano todo, a Secretaria de Saúde realiza várias ações por meio dos agentes de endemias, com vistorias e o monitoramento de imóveis, enquanto que a Secretaria de Serviços Urbanos promove constantes mutirões de limpeza pelos bairros.

No atual calendário epidemiológico do Estado, que leva em consideração os casos confirmados desde agosto do ano passado, 2.821 pessoas contraíram dengue no município e, assim como em praticamente todo o Paraná, viveu uma das maiores epidemias da doença.

Fumacê

O fumacê é o pulverizador de um inseticida que mata os insetos adultos enquanto estão voando. Os horários escolhidos para execução do trabalho levam em consideração hábitos específicos do mosquito Aedes aegypti, que voa nos períodos do amanhecer e entardecer. Neste ano, foi utilizado o inseticida Cielo, novo produto preconizado pelo Ministério da Saúde. Por ser um produto químico, sua aplicação é feita apenas em períodos epidemiológicos da doença, respeitando os intervalos, de modo que a saúde da população e de animais não seja colocada em risco.

Apesar de ser uma das ferramentas, o fumacê não pode ser visto como a principal arma de combate à dengue, pois, de acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos focos são encontrados dentro das residências. Ou seja, é preciso que a população se sensibilize quanto ao seu papel nessa luta contra o Aedes e façam a limpeza dos quintais. Fonte: Prefeitura de Assis Chateaubriand