Cascavel promete triplicar leitos de UTI para Covid-19 nesta semana


O planejamento técnico das ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em Cascavel permitiu o avanço do número de leitos de UTI para pacientes que contraíram a doença. Nesta semana, o número de leitos irá triplicar. Atualmente, Cascavel possui 10 leitos destinados à Covid-19 no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).

Cascavel foi a primeira cidade do Brasil a criar um Centro de Operações de Emergência (COE) para discutir e elaborar estratégias de combate a pandemia. O COE foi criado no dia 26 de fevereiro, data em que o Brasil registrou o primeiro caso da doença em São Paulo. Desde então, ações de planejamento foram elaboradas envolvendo o poder público e entidades classistas da cidade. O foco sempre foi salvar vidas, evitar que o sistema de saúde entre em colapso e não permitir que o avanço da pandemia destrua a economia do município.

Com a previsão do pico da doença para esta semana, as ações antecipadas de enfrentamento ao vírus permitiram que a cidade triplique o número de leitos de UTI para o atendimento específico à Covid-19. Até o fim de semana serão mais 30 leitos. Os 10 leitos de UTI que foram abertos no Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho, no dia 18 de maio, passarão a ser de uso exclusivo para pacientes de Covid-19. O anúncio oficial deverá ser feito nesta terça-feira (9).

Os outros dez leitos serão disponibilizados pelo Huop já a partir de quarta-feira (8), numa ação envolvendo o Município de Cascavel e o Estado. Na semana passada, o secretário de Saúde Thiago Stefanello esteve em Curitiba, junto com o diretor da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci, para buscar os respiradores que irão compor os novos leitos.

Na manhã desta segunda-feira (8), o prefeito Leonaldo Paranhos fez um balanço das ações desenvolvidas ao longo desses mais de 90 dias. Mesmo com a queda de arrecadação, o Município não deixou de investir e anunciou, no mês passado, mais de R$ 80 milhões em obras. A retomada econômica faz parte do plano de ação desde o início da pandemia. “A estrutura de economia também faz parte dessa estratégia de consolidação do nosso potencial”, diz o prefeito.

Fonte: CGN