MAIS UMA NASCENTE É RECUPERADA EM NOVA AURORA


Da Assessoria

Na última quinta – feira, 30 de abril, a equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Meio Ambiente esteve na propriedade do Sr. Aldivino Roberto da Cruz e da Sra. Iraci Batista da Cruz, moradores da linha Iporã, interior de Nova Aurora, realizando um importante trabalho: a recuperação de uma nascente.
Os trabalhos foram conduzidos pelo técnico João Jamil Morene Bernes, que é referência no Paraná na execução dessa técnica chamada de solo-cimento. A técnica consiste em limpar todo entorno das nascentes retirando material orgânico e rochas intemperizadas, deixando a nascente desnuda, em seguida, preenche-se a nascente com pedra rachão e na sequência, realiza-se a instalação da tubulação e a impermeabilização com solo-cimento utilizando a proporção de três partes de solo peneirado para uma de cimento. Assim a nascente fica isolada de possíveis contaminantes externos, deixando apenas as tubulações utilizadas para a limpeza, desinfecção e capitação da água. Para completar ainda a recuperação dessa nascente serão plantadas árvores nativas ao redor, o que auxiliará na preservação ambiental e maior volume de água na propriedade que atualmente está sofrendo com a estiagem. Essa foi a segunda nascente recuperada essa semana e para semana que vem já há mais duas nascentes agendadas.
A secretária da pasta, Juliana Correia, solicita aos produtores rurais que tenham nascentes em suas propriedades que comunique a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para assim que possível realizarmos a recuperação. Segundo ela “a água é nosso bem mais precioso e precisa ser preservada para o bom andamento das nossas riquezas que vem do campo, como o aquicultura, avicultura e todas as outras atividades do campo que movem nosso município”, encerrou,