SEGUNDA FASE DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA QUINTA-FEIRA (16) COM NOVO GRUPO PRIORITÁRIO


Da Assessoria

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira (16) e traz como principal novidade a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários ao grupo prioritário, que ainda nesta etapa integra doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento. As três categorias foram incluídas porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra a COVID-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde.
Em Nova Aurora, a exemplo da primeira etapa, a segunda etapa também estará sendo realizada na Escola Santos Dumont, a partir das 8h30. “Pedimos encarecidamente aos que compõem a segunda etapa, que sigam às orientações do Ministério da Saúde, ao se deslocarem para a vacinação, estejam de máscaras, usem álcool em gel e respeitem às distancias nas filas”, destacou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Bessani Santana.

Quem poderá se vacinar?
Nessa etapa, poderão receber a vacinação: profissionais das forças de salvamento e seguranças; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo e portadores de doenças crônicas (asma em uso de corticóide, bronquiectasia; fibrose cística; doenças intersticiais do pulmão; displasia broncopulmonar; hipertensão arterial pulmonar; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença cardiáca congênita; hipertenção arterial sistêmica com comorbidade; doença cardiáca isquêmica; insuficiência cardíaca; doença renal; síndrome nefrótica; paciente em diálise; atresia biliar; hepatite crônica; cirrose; deficiência neurológica grave; diabetes tipo I e II; síndrome de down, síndrome de Klinefelter, síndrome de wakany e outras).
“Queremos pedir aos doentes crônicos que não tem alguma receita ou carteirinha que comprovem essas doenças crônicas, que procurem a enfermeira responsável de sua Unidade, antes do dia 16 de abril, para que ela possa emitir um laudo de autorização para a vacinação. Aos que tem alguma comprovação, basta se dirigir ao local da vacina apenas”, destacou a responsável pelo setor de epidemia, Luciane Oderdenge.

Terceira Etapa
A terceira etapa da campanha será de 09 a 22 de maio e inclui professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos; grávidas; mães no pós-parto; população indígena; pessoas acima de 55 anos; e pessoas com deficiência. Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de abril para março, para proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A primeira fase começou no dia 23 de março e incluiu os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde.