CONFIRMADO CASO DE CORONAVÍRUS EM BEBÊ DE UM MÊS


A Prefeitura de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre no Estado Do Rio Grande do Sul, confirmou nesta quinta-feira (2) que um bebê de um mês está com o novo coronavírus. O caso entrou no relatório da Secretaria Estadual de Saúde, nesta sexta-feira (3), junto com outros nove casos confirmados no município.

O paciente mais jovem com a doença no estado, até então, era uma menina de 5 anos.

De acordo com o órgão, o bebê está internado na UTI neonatal do Hospital Municipal de Novo Hamburgo desde o nascimento, no dia 4 de março, devido a uma doença congênita. O estado de saúde dele é estável.

Ele está isolado em um quarto e não teve contato com outros bebês. Além da mãe, o recém nascido recebeu visitas do pai e da avó. Nenhum deles foi testado porque não apresentam sintomas, segundo o hospital.

Ainda de acordo com o hospital, é baixa a probabilidade do bebê ter sido contaminado por algum profissional de saúde já que todos usam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e nenhum deles apresenta sintomas da Covid-19.

O teste foi feito pela Universidade Feevale, que testou outras 24 pessoas, com nove resultados positivos, além do bebê. Veja os outros pacientes confirmados pelo teste da universidade:

  • Duas técnicas de enfermagem
  • Uma auxiliar de nutrição
  • Uma agente comunitária de saúde (que teve contato com a técnica de enfermagem da UPA Centro que foi o primeiro caso confirmado na cidade)
  • Um homem de 62 anos
  • Quatro mulheres (com idades entre 22 e 52 anos)

A prefeita da cidade, Fátima Daudt, destacou durante uma live em uma rede social que o número de casos está aumentando pois estão sendo realizados mais testes.

“Nós estamos tendo um aumento no número de casos porque nós estamos testando mais. E vai aumentar mais porque estamos fazendo em torno de 15 testes por dia. O vírus está circulando pela cidade”, diz.

Ela ainda recomendou o uso de máscaras por todos que tiverem essa possibilidade.

A cidade tem 13 casos registrados do novo coronavírus, segundo a prefeitura. No balanço da Secretaria Estadual de Saúde, são 4 casos. Um óbito já foi registrado no município. Uma moradora de 84 anos que tinha histórico de doenças crônicas e diabetes.

Fonte:G1