OESTE DO PR TEM O PIOR CENÁRIO DE DENGUE DA HISTÓRIA, COM 18 MIL CASOS E 12 MORTES


Em todo o estado já são 87.900 confirmações de dengue, com 69 mortes.

Em tempos de coronavírus, onde todas as atenções se voltam quase que exclusivamente à doença, os cuidados com a dengue precisam ser aprimorados. Quem revela isso são os dados no novo boletim divulgado ontem dia 31.

Os números apontam que a região oeste do Paraná vive o pior ciclo epidemiológico para a dengue, desde que os dados da série histórica começaram a ser divulgados pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), ou seja, há quase duas décadas.

O boletim da Sesa já revela a situação mais preocupante de toda a história no combate à dengue, tanto para o Paraná quanto para o Oeste. Em todo o estado já são 87.900 confirmações de dengue, com 69 mortes, esse também é o maior índice de letalidade por dengue da história.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que a dengue é uma doença séria, os números preocupam e deve haver a consciência de todas as pessoas para o combate ao mosquito.

Na região Oeste, a Regional de Toledo é a mais preocupante com 8.565 casos de dengue e quatro mortes, na Regional de Foz do Iguaçu já são 4.740 casos e 6 mortes, enquanto na Regional de Cascavel são 4.838 confirmações e duas mortes, a mais recente delas foi confirmada na semana passada na cidade de Cascavel.

Os dados revelam ainda, que os ciclos epidêmicos vêm se repetindo de 5 em 5 anos e sempre mais agressivos. Somada, a região tem nesse momento 18 mil casos de dengue, o equivalente a 20% de todos os casos no Paraná, e 12 mortes registradas pela ação do mosquito Aedes aegypti.

Outro número a se destacar é que todos os 52 municípios cobertos pelas 3 regionais do oeste, já tiveram confirmação de dengue no atual ciclo.

Na região de Toledo a condição mais crítica, considerando os números absolutos, é a de Guaíra que tem (1.925) casos de dengue confirmados, com uma morte registrada. Lembrando que a situação no município está controlada, após a realização de ações com os veículos fumacê e os arrastões realizados em todos os bairros.

Na 10ª Regional de Cascavel a maior concentração de casos está com Cascavel com (1.222) confirmações e uma morte na cidade. A outra morte está em Jesuítas.