CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO ENCERRA-SE NO DIA 13 DE MARÇO


Da Assessoria

O Ministério da Saúde iniciou no mês de fevereiro a Campanha Nacional de Vacinação de Tríplice Viral (previne contra sarampo, rubéola e caxumba). O público-alvo é a população na faixa etária entre 5 e 59 anos.
Em Nova Aurora a campanha vai até dia 13 de março. “Todas as pessoas de 05 anos a 59 anos de idade devem comparecer às Unidades Básicas de Saúde munidos de carteirinha de vacinação para ver se devem ou não tomar a vacina. Até o momento já aplicamos 531 doses em todas as Unidades. Salientamos à comunidade que não deixe para a última hora e assim evite transtornos”, destacou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Bessani Santana.

Sarampo
O número de casos confirmados de sarampo no Paraná subiu para 875, conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta última semana.
Conforme o levantamento, Curitiba e Região Metropolitana são os municípios que mais concentram casos da doença – 90,17%. O boletim indicou ainda que ao todo são 3.069 casos notificados; 1.740 casos em investigação e 454 casos descartados. Nenhuma morte pela doença foi registrada, segundo a Sesa. Dos 875 casos confirmados no estado, em 32 casos a provável fonte de infecção foi o estado de São Paulo e em seis foi o estado de Santa Catarina. A Sesa informou ainda que são 25 casos secundários de duas cadeias de transmissão distintas, e 812 casos sem vínculo definido.
Segundo a secretaria, a doença é transmitida por um vírus por meio da fala, tosse, espirro e respiração. O sarampo pode levar a complicações como meningite, encefalite, pneumonia.

Fonte: Prefeitura municipal de Nova Aurora