SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTAR SARAMPO SEGUE EM ASSIS CHATEAUBRIAND


A Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand vem realizando a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, desde o último dia 18. Até 30 de novembro, devem ser imunizados adultos jovens de 20 a 29 anos, com o objetivo de interromper a circulação do vírus e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.

A vacina está disponível em todos os postos de saúde do município e a orientação é que a população procure pela proteção, munida de documento pessoal e o cartão vacinal.

Em outubro, ocorreu a primeira etapa, destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos. “Assim como fizemos na primeira chamada, convocamos todas as pessoas que fazem parte do público-alvo para que sejam imunizadas”, reforça o diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo.

Dia D de Mobilização Nacional

Para ampliar a oferta da vacina, no dia 30 de novembro, último sábado do mês, acontecerá o Dia D de Mobilização Nacional, quando todas as unidades de saúde do País estarão abertas para vacinação. Em Assis Chateaubriand, os postos atenderão das 8h às 17h.

O que é o sarampo?

Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. Trata-se de uma doença grave, principalmente em crianças menores de 5 anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

DA ASSESSORIA