JESUÍTAS: NA ROTA DO TURISMO O CHARME E A HOSPITALIDADE DO INTERIOR VOCÊ ENCONTRA AQUI


Batizado em homenagem aos padres que catequizavam os índios da região, o município de Jesuítas, no Oeste do Paraná, é movido pela agricultura e pecuária, especialmente pelas plantações de café.
Colonizado a partir das décadas de 1950 e 1960, o lugar recebeu diversas correntes imigratórias, como as formadas por italianos, portugueses, espanhóis e japoneses.
É justamente a soma desses dois fatores – o clima rural e a riqueza cultural do povo – que dá um charme todo especial a Jesuítas, uma típica cidade do interior, com gente hospitaleira, lugares tranquilos e muita beleza natural.

O QUE FAZER

EXPLORAR O MEIO RURAL
Jesuítas aproveita muito bem o potencial turístico da área rural. Na Rota do Café, é possível visitar as plantações, conhecer o sistema de torrefação dos grãos e saber mais sobre o cultivo das mudas no Viveiro Municipal.
As belas paisagens ainda estão a serviço de quem gosta de praticar esportes de olho na sustentabilidade ou de aproveitar o clima do campo pescando.

CURTIR AS FESTAS E EVENTOS
De concurso de beleza a gastronomia, as festas e eventos locais oferecem opções para todos os gostos. Não deixe de prestigiá-los. Dentre os principais, destacam-se a Festa do Leitão na Grelha; o glamouroso Baile do Município; e o concurso Garota do Comércio, que tem o objetivo de valorizar a beleza da mulher jesuitense.

DICAS
ESPORTE E NATUREZA
O esporte também é muito valorizado no município, e tem um diferencial: a comunhão com o meio ambiente. A Caminhada da Natureza – Circuito Sustentável – tem um percurso de 12 km rodeado por cachoeira, plantações e mata ciliar.
Já o Desafio da Natureza – Circuito Mountain Bike – acontece em todo tipo de via, como estradas rurais e pavimentadas.

LUGARES MAIS VISITADOS
Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola

PASSEIOS

Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola
Lugar de fé e oração, a Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola também é um ponto de descanso para as famílias da cidade, especialmente aos domingos. Os espaços mais utilizados por elas são o bosque e a praça que ficam no local.

Recanto Ranucci
Mistura perfeita de beleza natural e conforto nas instalações, o Recanto Ranucci é um ambiente rústico e familiar ideal para quem busca se desligar da correria do dia a dia. No local, o visitante encontra pesque-pague, piscina, restaurante e área para festas.

Centro Esportivo São Silvestre
Paraíso dos atletas, o Centro Esportivo São Silvestre conta com espaço para eventos de desporto, quadras polivalentes e área para caminhadas. Democrático, o lugar também tem atrações para crianças, como mesa de pingue-pongue ao ar livre e quadra de areia.

COMO CHEGAR
Para se chegar à cidade, há três acessos principais: PR-364, PR-317 e PR-239. O aeroporto mais próximo fica em Toledo, a 60 km.

ONDE FICAR
O município ainda não dispõe de rede hoteleira, mas há boas opções de hospedagem nas cidades vizinhas de Iracema do Oeste, Assis Chateaubriand e Formosa do Oeste.

GASTRONOMIA
Terra do leitão na grelha, Jesuítas tem como pratos mais tradicionais aqueles à base de carnes. Mas a rede gastronômica do município é variada e conta com restaurantes, bares, pizzarias e lanchonetes. Nesses locais, o visitante encontra opções para os mais diferentes paladares e bolsos.

Fonte: Prefeitura de Jesuítas